Hospitais da Anahp aderem a programa de segurança pública de São Paulo

Instituições fornecerão imagens ao Projeto City Câmeras, plataforma que integra imagens de câmeras espalhadas pela cidade no combate ao crime

A Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp) e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo assinaram, nesta sexta-feira (15), um protocolo de intenções para colaboração no Projeto City Câmeras, da Prefeitura de São Paulo. Com o acordo, os hospitais associados da Anahp na capital paulistana fornecerão imagens de câmeras externas, de modo a contribuir com a segurança pública no entorno das instituições.

Em resumo, o City Câmeras é uma plataforma de monitoramento de segurança da cidade, lançada em julho de 2017, e que reúne imagens de todas as câmeras conectadas ao sistema. Além das câmeras da própria prefeitura e dos hospitais da Anahp, contribuem empresas e entidades de outros segmentos, shopping centers, condomínios residenciais e até pessoas físicas interessadas, contato que tenham equipamentos voltados para as vias públicas.

O termo foi assinado por Francisco Balestrin, presidente do Conselho de Administração da Anahp, e José Roberto Rodrigues de Oliveira, Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo.

“São Paulo tem mais de 1 milhão de câmeras. Se pudermos usar um quinto dessa quantidade transformamos São Paulo em uma das cidades mais bem vigiadas do mundo”, disse Oliveira durante a solenidade, agradecendo a participação dos hospitais.

Para Balestrin, a iniciativa é importante na medida em que segurança pública também é um componente importante da saúde populacional em uma cidade tão agitada quanto São Paulo. “A insegurança é causa de estresse, ferimentos, acidentes etc, portanto é também uma questão de saúde pública”, disse.

As imagens feitas pelas câmeras podem ser acessadas diretamente pelos distritos policiais, batalhões da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM), agilizando ações de prevenção e combate ao crime e contribuindo com investigações. O sistema também é integrado ao Detecta, da Secretaria Estadual da Segurança Pública, e tem uma versão móvel via aplicativo. A meta da prefeitura é ter 10 mil câmeras integradas ao sistema até 2020.

Para aderir, o interessado deve ter uma câmera HD com resolução mínima de 720p, além de link de internet e contratar um serviço de armazenamento das imagens em nuvem. O site de acesso é www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br.

O acordo assinado entre Prefeitura e Anahp prevê ainda a cooperação técnica e educacional entre as instituições, visando desenvolver atividades voltadas à implementação e divulgação do programa.

Posts relacionados

ÁREA DO ASSOCIADO

Rua Cincinato Braga, 37,  3º e 4º andar – Paraíso
São Paulo – SP
CEP 01333-011

  • Copyright © 2018 Anahp. Todos os direitos reservados

X