Conheça os Grupos de Trabalho
e os Grupos de Estudo da Anahp

Grupos de Trabalho Estratégico

Compliance

Objetivo: Este GT é um projeto de melhoria contínua dos associados, que visa discutir as regras e instruções que previnam violações na conduta dos negócios, tratando de assuntos como auditorias, canal de denúncia, procedimentos de monitoração, processos de investigação, política de garantia de não retaliação, suporte à alta administração e engajamento desta.
Público-alvo: Gestor jurídico, compliance, advogados, Controles Internos, Auditoria Interna.
Coordenadores: Gustavo Pereira, diretor jurídico e compliance do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Vivian Sueiro, gerente de compliance da AACD.

Financeiro

Objetivo: Desenvolver debates, teses e estudos com o objetivo de avaliar e identificar oportunidades visando a sustentabilidade financeira das instituições.
Público-alvo: Gestor financeiro
Coordenadores: Carlos Marsal, superintendente de Estratégia, Consultoria e Novos Negócios do Hospital Sírio-Libanês, e Marcelo Coli, diretor-executivo de Planejamento e Finanças da Rede Santa Catarina.

Legal-Regulatório

Objetivo: Mitigar riscos regulatórios e legislativos por meio da geração de maior estabilidade na relação entre o setor e o poder público, previsibilidade normativa e segurança jurídica. Diante da importância das questões regulatórias para o setor de saúde e da complexidade do sistema legal brasileiro, uma atuação ativa nesta área é fundamental para garantir uma normalidade e previsibilidade na atuação dos hospitais.
Público-alvo: Gestor jurídico, advogado
Coordenadora: Rogéria Leoni, diretora jurídica do Hospital Israelita Albert Einstein.

Grupos de Trabalho de Inovação e Gestão

Engenharia Clínica

Objetivo: A engenharia clínica tem como foco a gestão de equipamentos médicos, usando conhecimentos de engenharia e técnicas gerenciais para proporcionar uma melhoria nos cuidados dispensados ao paciente.
Público-alvo: Gestores de Engenharia Clínica
Coordenadores: Antônio Gibertoni, gerente de Engenharia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, e Marcello Bonfim, gerente de Engenharia Clínica do Hospital Sírio-Libanês.

Ensino e Pesquisa

Objetivo: Ser um espaço dedicado às discussões e iniciativas focadas em ensino e pesquisa no ambiente associativo, além de ajudar a identificar sinergias para projetos estratégicos voltados para o tema.
Público-alvo: Diretores e gestores dos institutos de ensino e pesquisa, gestores de pesquisa, gestores de programas de residência e internato e profissionais correlatos.
Coordenadores: Roberta Almeida, gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre, e Luiz Fernando Reis, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

ESG - Ambiental, Social e Governança

Objetivo: Este GT aborda temas relacionados ao conceito ESG como forma de incentivar as boas práticas em relação à minimização de impactos no meio ambiente, construção de uma sociedade mais justa e implementação de processos de administração mais eficazes. A troca de experiências acontece por meio do compartilhamento de cases de melhores práticas, estudos, palestras de profissionais do mercado, dentre outros.
Público-alvo: Gestores de ESG, Pessoas, Financeiro, Sustentabilidade e afins.
Coordenadores: Ingrid Cicca, gerente coorporativa de Sustentabilidade da Rede D’Or, e Priscila Surita, superintendente de ASG do Hospital Israelita Albert Einstein.

Gestão de Pessoas

Objetivo: Incentivar, apoiar e disseminar a excelência da prática de gestão de pessoas nos hospitais membros e no segmento hospitalar. A Anahp desenvolve, por meio deste GT, um conjunto de atividades que buscam gerar conteúdo e promover a troca de experiências entre as instituições e os profissionais da área.
Público-alvo: Gestor de RH, Treinamento e Desenvolvimento
Coordenadora: Lorena Morelato, diretora de Gente e Gestão do Grupo Kora Saúde.

Melhores Práticas Assistenciais

Objetivo: Incentivar, apoiar e disseminar o uso das melhores práticas nos hospitais membros, com o objetivo de alcançar resultados assistenciais de excelência.
Público-alvo: Gestor médico, Qualidade, Segurança do Paciente, Enfermagem e equipe multidisciplinar.
Coordenadores: Priscila Rosseto, gerente coorporativa de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital BP, e Helidéa Lima, diretora de Qualidade e Segurança do Paciente da Rede D’Or.

Organização Assistencial

Objetivo: Incentivar a organização do time assistencial para assegurar a excelência do cuidado com foco no paciente. O grupo atua para analisar modelos de gestão assistencial praticados, identificar as competências para a gestão do time assistencial e os principais processos para integração da assistência.
Público-alvo: Gestor de Enfermagem, equipe multiprofissional
Coordenadores: Ana Lucia Abrahão, superintendente assistencial do Hcor, e Vânia Röhsig, superintendente assistencial e de Educação do Hospital Moinhos de Vento.

Organização do Corpo Clínico

Objetivo: Desenvolver modelos de organização de corpo clínico de forma a incentivar a excelência na prática clínica, o uso racional de recursos e a integração com a equipe assistencial, reforçando a liderança da diretoria técnica.
Público-alvo: Gestor médico
Coordenadores: Camila Sardenberg, diretora de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Santa Catarina (SP), e Miguel Cendoroglo, diretor médico no Hospital Israelita Albert Einstein.

Proteção Hospitalar

Objetivo: A proteção hospitalar é o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização, com intuito também de criar orientações aos hospitais a respeito de proteção primária e outros temas.
Público-alvo: Gestores de Segurança Patrimonial
Coordenadores: Dov Smaletz, gerente de Segurança do Hospital Israelita Albert Einstein, e Daniel Goulart Teixeira, gerente de Segurança e Serviços do Hospital Sírio-Libanês.

Tecnologia e Inovação em Saúde

Objetivo: Desenvolver documentos técnicos com recomendações para elevar o nível de maturidade e adoção de TI, com a definição de requisitos técnicos, padrões e metodologia, que atendam aos hospitais privados pertencentes à Anahp, independentemente de sua estrutura. Além disso, visa apoiar os demais grupos da Associação no processo de informatização e melhoria de processos, bem como contribuir com melhores práticas na aplicação da Telemedicina e apresentar seus resultados de forma a melhorar a saúde brasileira.
Público-alvo: Gestor de TI, Sistemas, Infraestrutura, Médicos e Gestores Jurídicos.
Coordenadores: Alex Vieira, superintendente de TI do Hcor; Carlos Pedrotti, gerente médico de Saúde Digital do Hospital Israelita Albert Einstein; e Felipe Cabral, gerente médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento.

Grupos de Trabalho de Relações Corporativas

Relacionamento com Fornecedores

Objetivo: Aperfeiçoar as relações comerciais entre os hospitais membros e fornecedores de medicamentos, produtos para a saúde e serviços, desenvolvendo novas soluções e promovendo parcerias com empresas tecnicamente qualificadas.
Público-alvo: Lideranças das áreas de Suprimentos, Logística, Farmácia, Compras
Coordenadores: Leonisa Obrusnik, diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Ernesto Almeida, gestor de Materiais e Suprimentos do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Relacionamento com Operadoras de Planos de Saúde

Objetivo: Desenvolver nova forma de relacionamento com as operadoras baseada na geração de valor para o paciente, a fim de garantir a sustentabilidade econômico-financeira do sistema. As atividades que se destacam para este grupo são a participação ativa no Projeto de Novos Modelos de Remuneração da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a representatividade junto ao Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (COPISS), além do acompanhamento da implantação do padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS) e a tabela de Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS).
Público-alvo: Gestor Comercial
Coordenadores: Renata Salvador Grande, diretora comercial da Rede Mater Dei de Saúde, e Hilton Mancio, superintendente executivo do Hospital Tacchini.

Grupos de Estudo

Facilities

Objetivo: Ser um espaço dedicado às discussões referentes aos serviços que facilitam a organização e a manutenção da rotina dos hospitais, ou seja, as chamadas áreas de apoio ao negócio.
Coordenadores: Cintia Trindade, gerente de Operações do Hospital Nove de Julho, e Monise Tedesco, gerente de Operações do Hospital São Camilo – Pompeia.

Psicologia Hospitalar

Objetivo: Discutir melhores práticas na psicologia dos hospitais associados.
Coordenadores: Silvia Cury, gerente de Psicologia do Hcor.

Rastreabilidade de Medicamentos

Objetivo: Discutir a rastreabilidade e os processos das medicações utilizadas nos hospitais associados.
Coordenadores: Nilson Malta, gerente de Automação Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein.

Oncologia

Objetivo: Discutir e mapear a oncologia no Brasil.
Coordenadores: Victor Piana, diretor-executivo do A.C.Camargo Cancer Center, e Luciano Viana, coordenador médico de Oncologia do Hospital Márcio Cunha.

Pediatria

Objetivo: Discutir melhores práticas nas pediatrias dos hospitais associados.
Coordenadores: Daniela Bomfim, diretora técnica do Sabará Hospital Infantil, e Victor Costa Junior, vice-diretor técnico e coordenador de Ensino e Pesquisa do Hospital Pequeno Príncipe.

Práticas de Sustentabilidade

Objetivo: Fomentar as melhores práticas no que tange o desenvolvimento sustentável do hospital, minimizando os impactos ao meio ambiente.
Coordenadores: Thiago Awad, engenheiro de Meio Ambiente do Hospital Santa Izabel, e Victor Kenzo, coordenador de Sustentabilidade Ambiental do Hospital Sírio-Libanês.

Qualidade e Segurança na Assistência Obstétrica e Neonatal

Objetivo: Discutir melhores práticas nas maternidades dos hospitais associados.
Coordenadores: Mônica Siaulys, diretora médica do Grupo Santa Joana.

LGPD

Objetivo: Discutir a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados dentro dos hospitais Anahp.
Coordenadora: Rogéria Leoni, diretora jurídico do Hospital Israelita Albert Einstein.

Infraestrutura Hospitalar

Objetivo: Discutir as melhores práticas de infraestrutura, conforto e segurança predial do hospital.
Coordenadores: Robert Carletti, superintendente de Infraestrutura do Hospital Israelita Albert Einstein, e Walmor Brambilla, gerente-executivo de Infraestrutura do Hcor.