As vantagens de se colocar o paciente no centro do cuidado

Bons resultados clínicos, mais envolvimento nas decisões sobre sua saúde e serviços convenientes a suas necessidades, são algumas das premissas para proporcionar uma melhor experiência ao usuário do sistema de saúde

As organizações de saúde têm buscado se adaptar e se transformar para atender a nova ordem de exigência dos seus usuários, que estão de forma constante pesquisando sobre especialistas e serviços médicos, estão mais informados sobre sua saúde e buscam facilidades, como um agendamento on-line. Para esta transformação no atendimento ocorrer se faz necessária uma mudança cultural na maneira como é concebida a prestação do atendimento. Antes focada na instituição em si, agora passa a ser focada no paciente e sua família, colocando-os no centro do cuidado.

Proporcionar a melhor experiência para o paciente também está diretamente ligado a buscar uma melhor performance em indicadores de qualidade – levando em conta a melhora clínica, o impacto na segurança, a diminuição na readmissão hospitalar e melhores medidas de desfecho. “Hoje os pacientes não apenas esperam ótimos resultados clínicos. Eles esperam um acesso excepcional, conveniente para seus horários, um serviço excelente, cuidados compassivos e participação na tomada de decisões sobre seu plano de cuidados – tudo isso ao melhor preço possível”, pontua Anthony Warmuth, diretor-executivo de Qualidade e Segurança da Cleveland Clinic, centro médico acadêmico norte-americano multiespecialista que integra atendimento clínico e hospitalar à pesquisa e educação.

A Cleveland Clinic foi a pioneira em tornar a experiência do paciente um objetivo estratégico, sendo uma das primeiras organizações a nomear um diretor de Experiência e a estabelecer um escritório específico para a área. O espaço conta com uma equipe de profissionais que atua como recurso consultivo para iniciativas em todo o sistema de saúde do centro médico, fornecendo recursos e análise de dados; identificando, apoiando e publicando as melhores práticas sustentáveis; e colaborando com uma variedade de departamentos para garantir a entrega consistente de atendimento centrado no paciente(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 72 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: