Anahp manifesta seu apoio à reforma previdenciária

A Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados é a entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país, e que nasceu para defender os interesses e necessidades do setor, bem como expandir as melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além das fronteiras da Saúde Suplementar, favorecendo assim todos os brasileiros.

Em sua trajetória, a Anahp sempre teve como propósito contribuir com o sistema de saúde e melhoria da qualidade da saúde da população, e para tanto entende que há uma série de mudanças e reestruturações necessárias no ecossistema político e econômico do país para que as propostas sejam factíveis.

Neste sentido, a reforma da Previdência é fundamental e imprescindível para o futuro do Brasil, uma vez que as despesas com a Previdência são incompatíveis com a conjuntura econômica e demográfica do país.

De acordo com estudo de 2018 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil gasta mais de 12% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com a Previdência, percentual superior ao de países como Noruega, Alemanha, Suécia e Bélgica – que são mais ricos e envelhecidos do que o Brasil. Isto é, o Brasil gasta mais com aposentadorias do que muitos países que estão em melhores condições econômicas e possuem maior concentração de idosos em suas pirâmides etárias.

Um exemplo dessa distorção é o sistema de saúde brasileiro, que movimenta cerca de 9% do PIB (Produto Interno Bruto) para atender uma população de mais 200 milhões de brasileiros, ou seja, um montante inferior ao que consome o sistema previdenciário do país para subsidiar cerca de 12% da população total.

A Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados entende que a aprovação da reforma previdenciária nos moldes propostos é de extrema importância para corrigir com urgência as distorções geradas pelo atual sistema, que, além de ser insustentável financeiramente, já que mantém benefícios elevados e desiguais entre a população, impacta diretamente no crescimento do país, tendo em vista que, com o aumento da longevidade do brasileiro, o dinheiro arrecadado não é suficiente para cobrir os gastos previdenciários, sendo necessário o corte em outros importantes setores da economia (saúde, educação, segurança, etc.).

Associação Nacional dos Hospitais Privados – Anahp.

Anahp

Compartilhe

Você também pode gostar: