Anahp apresenta à Anvisa pesquisa que indica baixa dos estoques de medicamentos para tratar Covid-19

Hoje (18), em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e junto de outras entidades representativas do setor, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) relatou a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 no Brasil, como os sedativos necessários para intubação. A entidade fez uma pesquisa entre seus associados – um recorte com 40 respondentes – que indicou baixa dos estoques. Alguns medicamentos têm reserva de apenas cinco dias, em média, como é o caso do propofol e cisatracurio.

 

 

A pesquisa também indica medicamentos que estão em falta no mercado:

Como resposta ao problema, a Anvisa se comprometeu em facilitar processos como medida emergencial, além de revisar Resoluções da Diretora Colegiada que dizem respeito à importação e prova negativa do desabastecimento.

A Anahp está trabalhando para ajudar a encontrar alternativas para o desabastecimento do mercado, em parceria com demais entidades e órgãos competentes, porém, a associação reforça a necessidade de atenção por parte da população para as regras de isolamento social, que são fundamentais neste momento crítico da pandemia.

Compartilhe

Você também pode gostar: