Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Mater Dei alerta sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer

”Ao seu alcance”, este é o slogan da Union for International Cancer Control – UICC* para o Dia Mundial do Câncer, 04/02, deste ano. O tema destaca o fato de todos, seja como um coletivo ou como indivíduos, poder fazer a sua parte para reduzir a incidência global do câncer.

Referência no tratamento do câncer em Minas Gerais, a Rede Mater Dei de Saúde acha o tema pertinente e acredita que o diagnóstico precoce ainda é o melhor caminho para a remissão e cura da doença. A Rede investe não só em tratamentos, mas em tecnologia para prevenção e detecção de diversos tipos de câncer.

Com uma estrutura física, tecnológica e humana de excelência, a Instituição disponibiliza desde o Check-up oncológico até a mais avançada Medicina de precisão para realizar o rastreamento do câncer na fase assintomática ou inicial. Em 2015, foi inaugurado no Mater Dei Contorno, o novo Centro de Oncologia que segue padrões de referências mundiais no tratamento do câncer. São 54 boxes individuais, além de oito consultórios médicos, que garantem a privacidade dos pacientes e acompanhantes, além de conforto e segurança. Parte do espaço também é reservada para a Oncologia Pediátrica.

O Centro de Oncologia do Mater Dei fica, estrategicamente, no mesmo andar do Centro de Diagnósticos, que conta com um PET/CT de última geração, e um andar acima do Centro de Terapia Intensiva – CTI, o que facilita o fluxo dentro do Hospital e minimiza o risco dos pacientes. “O Mater Dei tem o melhor setor de oncologia do país, considerando o espaço físico, estrutura, ergonomia e a formação da equipe. Além dos pontos de atendimento individuais, seguimos os protocolos de tratamento mais atualizados e eficazes, sem restrição de custos, e temos a liberdade de utilizar programas validados internacionalmente, visando sempre o benefício do paciente”, afirma o coordenador do Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, Enaldo Melo de Lima. O coordenador acrescenta que, atualmente, a Rede é a maior formadora de especialista na área de oncologia do estado, contando com 11 médicos em formação.

Para garantir amplo atendimento aos pacientes oncológicos durante todas as fases do tratamento, a Rede ainda conta com Pronto-socorro Oncológico, o primeiro de Minas Gerais e o segundo do país. O atendimento possui equipe médica multidisciplinar, dedicada a receber adultos e crianças com emergências oncológicas, advindas do tratamento ou evolução da doença, que poderiam oferecer risco iminente de complicações graves ao paciente caso não fossem atendidos imediatamente. O Serviço é estruturado para atender todos os níveis de complexidade oncológica, como: neutropenia febril (baixa de imunidade com quadro de febre associada), dor tumoral, toxicidades e complicações imediatas nas primeiras 24 horas, além das tardias do tratamento sistêmico e radioterápico ambulatorial. São recebidos ainda pacientes em cuidados suportivos e paliativos, com necessidade específica de atendimento emergencial.

Especialidades oncológicas

O Centro de Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde conta com atendimento nas seguintes especialidades: oncohematologia, que atua no tratamento e acompanhamento dos tumores hematológicos; oncopediatria, com profissionais dedicados ao tratamento do câncer infantil; oncogenética, que realiza a avaliação, aconselhamento e acompanhamento clínico para o rastreamento e predisposição ao câncer; cardio-oncologia, que zela pelo cuidado contínuo com a saúde do coração durante o tratamento; oncofertilidade assegura a preservação e manutenção da fertilidade em pacientes sob tratamento; clínica da dor, que atende paciente com dores oncológicas crônicas; e nutrição oncológica, oferece acompanhamento de uma alimentação planejada, adequada ao tratamento do paciente.

Todos esses serviços compõem a estrutura completa oferecida pelo Mater Dei aos pacientes oncológicos. A Rede conta, ainda, com o Serviço de Radioterapia.

Quanto antes, melhor

Para o médico Enaldo Lima, “tão importante quanto o avanço nos tratamentos, é a conscientização sobre a importância da prevenção, que é aplicável hoje a cerca de 40% a 50% de todos os tumores malignos. Somente o tabagismo é causa primária de cerca de 30% de todos os cânceres, como pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, esôfago, rim, pâncreas, estômago, cólon e reto, entre outros, representando 22% das mortes por câncer atualmente. Outras medidas de prevenção são a redução da exposição solar, com o uso de protetor solar; vacinação anti-HPV e anti-Hepatite; redução do consumo de álcool e da dieta baseada em proteína animal; controle do sobrepeso e obesidade; manutenção da atividade física diária com estímulo à prática esportiva; uso de preservativos nas relações sexuais e controle de agentes infecciosos (vírus e bactérias causam cerca de 17,8% de todos os cânceres)”.

Mais Saúde Mater Dei

No cenário de prevenção do câncer, a Rede também conta com o Mais Saúde Mater Dei. O espaço conta com várias especialidades médicas para diagnóstico, acompanhamento e cuidados especiais para pacientes com alguns tipos de câncer, como o de mama, pulmão, pele, cavidade oral, próstata, colo de útero e intestino.

O Mais Saúde Mater Dei reúne, num só espaço, estrutura de apoio e de diagnóstico, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais especializados na atenção à saúde para a realização de cuidados diferenciados e acompanhamento de pacientes crônicos.

Além dos serviços e tecnologia, o grande diferencial da Rede é a cultura de humanização que faz parte da história do Mater Dei. A equipe de oncologia é multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos, físicos médicos e profissionais administrativos que estão em constante contato. O médico Enaldo Lima ressalta que são cerca de 70 profissionais que trabalham de forma integrada, com reuniões gerais (uma vez por semana) e de equipes (diariamente). “Tudo isso passa por um atendimento individual e humanístico. Procuramos integrar as equipes e cuidar dos pacientes com muito respeito, discutindo os casos em tratamento”, disse Enaldo.

Dados Inca

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca, anualmente, mais de 15 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e cerca de 8 milhões morrem. Caso medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que dois terços das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.

No Brasil, são esperados 600 mil casos novos por ano, com cerca de 160 mil mortes.

*A organização foi criada para ajudar a comunidade de saúde global a acelerar a luta contra o câncer e lidera, pelo quarto ano consecutivo, uma das maiores campanhas de combate ao câncer no mundo.

Fonte: Mater Dei – 03.02.2016

Compartilhe

Você também pode gostar: