Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Robô Versius celebra um ano no HSVP com a marca de 100 cirurgias robóticas

Centésima cirurgia foi realizada neste mês de abril em um procedimento na área da urologia

Há um ano, o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, anunciou a aquisição de um novo robô. O Versius, desenvolvido pela empresa britânica CMR Surgical, chegou para revolucionar a medicina no interior do Rio Grande do Sul. O equipamento é um dos mais modernos no mercado mundial e atua em cirurgias minimamente invasivas. 

O coordenador do Comitê de Robótica, Dr. Milton Bergamo, reforça que o HSVP foi um dos primeiros hospitais do interior do Estado a contar com um equipamento robótico para cirurgias na região torácica e do abdome. “Isso eleva a Instituição a um patamar de tecnologia, inovação e modernidade e nos coloca, mais uma vez, na vanguarda da medicina do Rio Grande do Sul”, destaca. 

Além de celebrar um ano da aquisição do Versius, a Instituição alcança, neste mês de abril, a marca de 100 cirurgias robóticas com a plataforma. “Todas as cirurgias realizadas no primeiro ano ocorreram com segurança, sem nenhum tipo de complicação e com excelentes resultados aos pacientes. Isso é reflexo de um trabalho realizado por profissionais comprometidos e empenhados em proporcionar os melhores resultados”, frisa Dr. Milton.

Para o diretor técnico médico do HSVP, Dr. Adroaldo Mallmann, este marco demonstra o compromisso da Instituição com a inovação e excelência médica. “Acompanhamos resultados excepcionais, recuperações mais rápidas e maior precisão cirúrgica. O HSVP está comprometido em oferecer o melhor cuidado aos pacientes, trazendo inovações como o robô Versius para garantir resultados ainda melhores”, ressalta.

O marco de 100 cirurgias

A 100ª cirurgia robótica com o robô Versius foi realizada pelos médicos urologistas Dr. Daniel Gobbi, Dr. Vicente Codagnone Neto, de Florianópolis/SC, e  Dr. Marcelo Justo Sostruznik. Um paciente do sexo masculino foi submetido a uma adrenalectomia, um procedimento que consiste na retirada glândula adrenal que situa-se acima do rim, com o objetivo de remover uma extensa neoplasia localizada nesta glândula.

Segundo o Dr. Daniel, a utilização do robô na área urológica tem se destacado pela sua precisão e eficácia. “O robô Versius tem contribuído significativamente para o sucesso dos procedimentos na área da urologia, tornando as cirurgias mais seguras e menos invasivas. É um prestígio estar à frente de uma cirurgia simbólica como esta, em que alcançamos a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas com o uso da plataforma no HSVP”, afirma o especialista.

O robô Versius

Com foco em cirurgias minimamente invasivas, o equipamento de última geração atua em diferentes especialidades, tais como ginecologia, coloproctologia, urologia, cirurgia torácica, oncológica e geral. Os comandos do médico são reproduzidos pela máquina, possibilitando movimentos mais sensíveis e alcançando áreas de difícil acesso. Entre os benefícios para o paciente estão menor trauma cirúrgico, melhores resultados clínicos e pós-operatório mais rápido. Mais informações podem ser obtidas no site hsvp.com.br/cirurgia-robotica.

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo

Compartilhe

Você também pode gostar: