Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Mãe de Deus ganha Top Ser Humano com Programa de Humanização e Espiritualidade

A distinção da ABRH-RS será entregue no dia 07 de outubro

O Hospital Mãe de Deus conquistou o prêmio Top Ser Humano 2015 da Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul ABRH-RS com o Programa de Humanização e Espiritualidade. Iniciado em 2013, foi idealizado para desenvolver a cultura e a vivência organizacional conforme os preceitos de humanização e espiritualidade do Hospital, capacitando seu público interno para um novo conceito de relacionamento, e, dessa forma, concretizando sua missão e objetivos através de resultados mensuráveis.

O gerente corporativo de RH, Guilherme Machado, afirma que, após o ciclo de dois anos, o Programa está consolidado, beneficiando o funcionário, o cliente e a instituição. “Os resultados apresentados reforçam a atuação estratégica de gestão de pessoas do Sistema de Saúde Mãe de Deus”, destaca. O Programa acompanha a evolução das Instituições em que o diferencial de qualidade e competitividade não será somente pela tecnologia, conhecimento e habilidades técnicas, mas também a forma como as pessoas se relacionam e vivem seu humano e espiritual.

Machado explica que foi necessária a identificação e integração de diversas outras iniciativas já realizadas na instituição que se encaixam nas premissas de humanização e espiritualidade. Contudo, para garantir a sustentabilidade deste Programa e vinculá-lo às diretrizes organizacionais, houve a necessidade de adoção de uma sistemática de atuação e acompanhamento. A metodologia Planetree possibilitou organizar e criar uma série de ações voltadas a este posicionamento sempre alicerçadas na missão da Congregação e da Instituição. Para que o cliente possa perceber essa atitude diferenciada, foi necessário desenvolver a competência essencial de humanização e espiritualidade a partir do público interno.

Ao beneficiar o funcionário, o cliente e a instituição, o Programa possibilitou atuar frente a um problema social, a crise de confiança nas organizações, especialmente em um tema muitas vezes confundido com religião, desvinculado da estratégia e de resultados, tanto no segmento da saúde como nos demais. “Temos certeza que, após um ciclo tão importante do Programa de Humanização e Espiritualidade, a arte da Gestão de Pessoas está na capacidade de vivenciar os conceitos e métodos no cotidiano da vida das pessoas em prol do bem comum”, observa o gerente.

A presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, irmã Lúcia Boniatti, considera que o “case” Humanização e Espiritualidade  vem ao encontro de cada pessoa, para que possa descobrir em si mesma seus dons que a humanizam  e a fazem crescer segundo seus próprios potenciais.  “A espiritualidade faz parte de cada ser na sua essência. No momento em que cada ser humano se descobre como um todo tem condições para melhor relacionar-se com seus semelhantes , seus pares e suas equipes. Isso tudo faz com que o trabalho e o serviço realizados sejam revestidos pelas melhores características que o ser humano traz em si . Humanização e Espiritualidade significa acolher a vida como um processo a ser vivenciado em todos os seus momentos na felicidade e no amor ao próximo. Este programa está melhorando  a cada dia o clima vivencial no Hospital Mãe de Deus. Os funcionários que participam do programa são capazes de superar com mais tranquilidade todos os momentos de sua vida.  A todos os funcionários  desejo que  sigam em frente, motivando outros colegas a participar do programa.”

Fonte: Hospital Mãe de Deus – 29.09.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: