Equidade na saúde: Karthik Sivashanker e o futuro da assistência no Conahp 2023

O psiquiatra Karthik Sivashanker confirmou sua participação no Conahp 2023 e, no dia 18 de outubro, vai apresentar o painel Rumo à coalizão da saúde | Não existe qualidade sem equidade: o que precisamos mudar e como precisamos fazer.

O especialista é autoridade mundial em equidade na saúde e responsável, junto com a sua equipe, pelo desenvolvimento do modelo “equity-informed high-reliability”, que define abordagens sistemáticas de combate às desigualdades na assistência em todo o mundo.

Em sua opinião, o primeiro passo desse esforço é reconhecer o problema. “Ainda existem muitos gaps na conscientização das pessoas e dos líderes das organizações sobre as desigualdades na assistência”. E ainda criar uma cultura de equidade para que o assunto seja tratado de forma produtiva. “Sempre foi difícil falar sobre eventos adversos enquanto eles envolviam apenas falhas operacionais, agora estamos adicionando camadas que alcançam discriminação e preconceito no atendimento”.

Atualmente, Sivashanker é líder do movimento que pretende transformar o setor de saúde americano com mais justiça e qualidade. Seus estudos e trabalho são baseados no princípio da promoção da equidade por meio de práticas de alto desempenho orientadas por robusta coleta e análise de dados.

Karthik Sivashanker atualmente é:

  • Vice-presidente de Equitable Health Systems and Innovation at American Medical Association
    Colíder da Rise to Health
  • Psiquiatra no Justice Resource Institute
  • Bolsista da Harvard Medical School em Segurança e Qualidade do Paciente
  • Mestre em Saúde Pública pela Harvard T.H.

Acesse o site do Conahp 2023 para conferir a programação completa e faça já a sua inscrição!

Compartilhe

Você também pode gostar: