O desfecho clínico da covid-19

Acompanhar os pacientes que tiveram a patologia melhora os processos e fluxos dos hospitais, além de gerar mais valor para o paciente acompanhado

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem mais de 12 milhões de casos confirmados do novo coronavírus ao redor do mundo (em julho de 2020). Pensando em levantar dados e ter um conjunto mínimo de parâmetros para comparar a evolução da doença nos pacientes, o programa internacional que mede desfechos para promover o cuidado de saúde baseada em valor, ICHOM – International Consortium for Health Outcomes Measurement, está desenvolvendo um novo standard set (conjunto-padrão) que irá monitorar a covid-19.

O consórcio é parceiro da associação no Programa de Desfechos Anahp, que atualmente monitora quatro patologias, sendo reconhecido como líder na América Latina em medição de desfechos e referência mundial em grandes grupos. Por isso, o ICHOM convidou a Anahp para participar e contribuir na construção do questionário e parâmetros que irão compor os standards sets da nova patologia.

Para representar o programa da associação, bem como o Brasil no grupo de trabalho internacional que o ICHOM formou para este desafio, foram indicados representantes do Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, e do Hospital do Coração – HCor, em São Paulo. As duas instituições estão, paralelamente, acompanhando a patologia desde que os primeiros casos da pandemia foram registrados em suas unidades.

Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição 75 da revista Panorama.

Compartilhe

Você também pode gostar: