Anahp considera essencial anúncio da ANS sobre retomada de prazos para procedimentos eletivos

Os prazos para atendimento de procedimentos eletivos estabelecidos pela Resolução Normativa (RN) 259, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), serão retomados a partir desta quarta-feira, 10 de junho. A decisão pela normalização foi divulgada ontem pela Agência, que havia flexibilizado o prazo em 25 de março, devido à pandemia de coronavírus.

Segundo a ANS, a decisão foi tomada com base em diversos elementos, incluindo “documentos e informações encaminhados à Agência por diversas sociedades”, estando entre elas a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).

Desde o início da pandemia, diante da organização dos hospitais membros para garantir a segurança de pacientes e colaboradores, a Anahp tem atuado de forma consistente junto à ANS por meio de ofícios e participação em reuniões, apresentando dados e informações sobre a realidade do setor hospitalar e a importância do retorno das eletivas para a manutenção de saúde dos pacientes, principalmente os acometidos por doenças crônicas.

“Os serviços de saúde são atividades essenciais e devem estar disponíveis a toda a população”, defendeu Marco Aurélio Ferreira, diretor-executivo da Anahp, em reunião com a ANS. “Os hospitais instalaram estruturas que garantem a segurança, principalmente em casos de cirurgias eletivas, que permitem uma programação ainda maior. E precisamos considerar que mais de 85% dos pacientes eletivos não utilizam unidades de terapia intensiva, mas sim leitos comuns, de modo que a retomada desses procedimentos não teria impacto nos pacientes Covid.”

Compartilhe

Você também pode gostar: