Conahp 2024 contará com Paulo Chapchap na presidência da Comissão Científica


Ao lado do médico, na vice-presidência estará a economista da saúde Vanessa Teich

O Conahp 2024 será realizado nos dias 16 e 17 de outubro e já começamos a sua construção. Neste próximo ano, quem ocupará as posições de presidente e vice-presidente da Comissão Científica do maior congresso de saúde do Brasil são o médico Paulo Chapchap e a economista da saúde Vanessa Teich.

Chapchap é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Research Fellow e Visiting Assistant Professor in Liver Transplantation pela Universidade de Pittsburgh e doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP. Tem vasta experiência no setor hospitalar e da saúde como um todo e, atualmente, atua como presidente do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde (ITPS), conselheiro do Impulso Gov, organização sem fins lucrativos que visa impulsionar o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, e do Instituto Phaneros. Faz parte do Conselho Deliberativo da Mandalah, consultoria de inovação consciente, e do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Já atuou como conselheiro Estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa e foi diretor geral do Hospital Sírio-Libanês, onde também foi coordenador do Programa de Transplante de Fígado. Além disso, foi presidente do conselho e pró-reitor dos cursos stricto sensu do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Conversamos com Paulo Chapchap para saber um pouco mais sobre o que esperar do Conahp 2024 e as perspectivas para o conteúdo que o congresso deve apresentar em sua próxima edição. Leia na sequência.

Este ano, nós já começamos a discutir as mudanças estruturais que precisam acontecer na saúde suplementar. Iremos continuar essa conversa em 2024? Quais os temas que não poderão faltar na agenda da próxima edição do Conahp?

Paulo Chapchap – A nossa proposta é diferente para 2024. Já conhecemos os problemas, então precisamos trazer para o Conahp 2024 as alternativas escaláveis para endereçamento dos nossos desafios enquanto setor, e faremos isso a partir de experiências bem-sucedidas, nacionais e internacionais.
E os desafios que conhecemos passam por algumas premissas importantes e que estarão presentes no conteúdo do congresso, são elas: lideranças e formação dos profissionais do futuro (pessoas necessárias para o sistema de saúde do futuro); transformação do acesso à saúde por meio da inovação; modelos assistenciais e soluções para os problemas estruturais do sistema que ultrapassam temas transacionais.

Na sua opinião, qual será o maior desafio em construir o conteúdo da programação do Conahp 2024

Chapchap – Precisamos trazer um novo olhar para a saúde e fugir das discussões que envolvem a problemática do setor. Já sabemos quais são os problemas, mas o que precisamos fazer para resolvê-los? É isso que queremos no próximo ano. Mais do que isso, queremos também trazer uma visão mais moderna, mais condizente com uma saúde do futuro. Esse será o nosso grande desafio!

Na edição de 2023, você estava ao lado da Denise Santos, CEO da BP, nesse trabalho, e agora contará com a participação da Vanessa Teich. Quais são as suas expectativas em relação a essa parceria, considerando a experiência dela na área de economia da saúde?

Chapchap – Trazer esse olhar de futuro para o setor ao lado de uma pessoa jovem, bem-informada e que tem com conhecimento profundo sobre a economia da saúde será um grande prazer. É disso que precisamos no setor, um novo olhar, mais dinâmico, mais resolutivo, e a Vanessa reúne todas essas características. Será um prazer enorme dividir essa responsabilidade com ela!

Compartilhe

Você também pode gostar: