Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

BP usa redes sociais digitais para conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço

Prevenção por meio deinformação. Esse é o objetivo da campanha Julho Verde BP – Um Mês para Soltar a Voz Contra o Câncer de Cabeça e Pescoço. Amplifique Essa Causa que a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos mais expressivos polos de saúde da América Latina, realiza em seus canais digitais.

A campanha conta com vídeos informativos disponibilizados no YouTube e também no Facebook da instituição. Em alguns desses vídeos, William Nassib William Júnior, diretor médico de Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP, responde e esclarece todas as dúvidas que foram enviadas por internautas e seguidores da instituição nas redes sociais.

Um tipo de câncer pouco discutido

A motivação para a BP fazer essa campanha é a falta de informação sobre essa doença, diferentemente de outros tipos de câncer como o de próstata, mama e pele, as informações sobre o câncer de cabeça e pescoço ainda são pouco difundidas. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no Brasil são diagnosticados, em média, 41 mil novos casos por ano. O tipo mais comum é o câncer de boca, com 11,2 mil casos previstos para 2018.

O câncer de cabeça e pescoço é uma nomenclatura genérica e abrange os tumores localizados na boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais. É mais comum nos adultos e os sintomas incluem nódulos e feridas que não cicatrizam na região da cabeça e pescoço, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e mudanças na voz. Também podem surgir aftas, sangramento, alteração no paladar e perda de peso.

Os principais fatores de risco são: tabagismo, consumo excessivo de álcool e contaminação pelo HPV, o vírus do papiloma humano. O diagnóstico geralmente é feito por um médico, mas os dentistas também estão aptos a fazê-lo quando as lesões surgem na cavidade bucal.

Compartilhe

Você também pode gostar: