Anahp apoia iniciativas de associados para prestar socorro ao Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está sofrendo com as enchentes que acometeram o estado após o grande volume de chuvas e rompimento de barragem, e a maior parte das bacias hidrográficas da região ainda segue com risco de elevação das águas acima da cota de inundação. A situação é de calamidade pública: além do elevado número de mortos, há muitos desaparecidos e feridos, pessoas desabrigadas e isoladas.

A Anahp está acompanhado a situação junto a seus associados na região para avaliar formas para contribuir efetivamente com mobilização de recursos específicos, além de apoiar as campanhas que seus hospitais-membros, de todo o Brasil, estão liderando para prestar ajuda ao povo gaúcho.

Em paralelo, a Associação apoia enfaticamente a campanha de arrecadação realizada pelo governo do estado (acesse a página oficial para saber o que, como e onde doar, além de obter informações para atuar de maneira voluntária), além de contribuir na divulgação dos pedidos oficiais de doações de insumos emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e pelo Hospital Universitário de Canoas, cidades colapsadas pela tragédia das enchentes – se algum hospital estiver disposto a colaborar, o pedido é para que entre em contato com a Anahp para informações detalhadas sobre os itens listados (entre eles insumos hospitalares, medicações diversas, rouparia, itens de higiene pessoal e alimentos) e para a mediação do envio, já que há poucas alternativas para locomoção até as regiões. Escreva para contato@anahp.com.br; ou ligue para (11) 3178-7444.

Veja abaixo algumas das iniciativas dos hospitais associados à Anahp que estão em curso:

AACD

Por meio de contatos dos conselheiros da organização, e doações de funcionários das unidades da instituição espalhadas pelo Brasil, diversas pequenas organizações estão recebendo itens como alimentos (mais de 50 toneladas foram doados), água, vestuário, higiene pessoal, cobertores, ração para animais, entre outros. Já foram mais de 120 pequenas organizações beneficiadas e a previsão é que mais de 150 organizações recebam os itens na semana de 23 de maio. Saiba mais sobre a ação e, para quem quiser contribuir, a AACD também criou uma chave pix específica para essa finalidade: sosrs@aacd.org.br.

Blanc Hospital

O hospital, localizado em Porto Alegre (RS) está promovendo uma campanha de arrecadação interna entre os médicos. A proposta é que a cada real doado, a instituição irá doar mais um. O valor total arrecadado será destinado aos colaboradores do hospital que residem na região e também foram fortemente atingidos pelas chuvas e enchentes.

Hcor

Juntos, o Hcor e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Viveo e a Master Logística, estão liderando a campanha Missão Querência Amada – Mãos dados com o Rio Grande do Sul, que visa a coleta de água potável, itens de higiene pessoal (como escova e pasta de dente, sabonete, shampoo e absorventes), fraldas e roupas íntimas novas para serem enviados ao estado. Os pontos de coleta serão no Hcor (Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 – bloco A) e no SindHosp (Av. Brig. Faria Lima, 1912 – 18º andar).

Além disso, o hospital se dedicou a ajudar o Hospital Universitário de Canoas a elaborar e qualificar os projetos para equipar duas salas de traumatologia. Em visita ao local, o Hcor ofereceu suporte técnico e orientações para qualificar as demandas e, por meio da campanha Missão Querência Amada, angariar outras doações necessárias, como equipamentos e medicamentos hospitalares. Nos próximos dias, o hospital também deve enviar uma equipe de médicos para dar suporte ao hospital gaúcho.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Juntos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Hcor, em parceria com a Viveo e a Master Logística, estão liderando a campanha Missão Querência Amada – Mãos dados com o Rio Grande do Sul, que visa a coleta de água potável, itens de higiene pessoal (como escova e pasta de dente, sabonete, shampoo e absorventes), fraldas e roupas íntimas novas para serem enviados ao estado. Os pontos de coleta serão no Hcor (Rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147 – bloco A) e no SindHosp (Av. Brig. Faria Lima, 1912 – 18º andar).

Hospital Banco de Olhos São Pietro

Localizada em Porto Alegre, a instituição está servindo como ponto de coleta de doações que tem como finalidade ajudar a população em seu entorno. Na lista de materiais que podem ser entregues no hospital estão: colchões, lençóis, produtos de limpeza, fraldas infantis e geriátricas, lenços umedecidos, escova e creme dental, sabonete e toalha de banho. Acompanhe as redes sociais da instituição para saber mais.

O hospital também está com uma ação voluntária para emissão de receita emergencial para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul que perderam seus óculos nas enchentes. Os médicos do corpo clínico da unidade hospitalar junto do Grupo São Pietro e outros parceiros estão unindo forças para prestar essa assistência emergencial por meio de um canal exclusivo no WhatsApp que poderá ser acessado pelos coordenadores dos abrigos emergenciais voluntários para cadastro das pessoas que precisam dessa ajuda.

Hospital Divina

A Rede de Saúde Divina Providência está em campanha de arrecadação de fundos para ajudar os colaboradores da instituição que foram severamente atingidos pelas enchentes em Porto Alegre. A contribuição pode ser feita por meio da chave Pix da Sociedade Sulina Divina Providência: +55 51 999740229; ou por transferência bancária: Agência: 0047/Conta: 06.084053.0-0 – CNPJ: 87.317.764/0001-93.

Hospital Edmundo Vasconcelos

O HED está com uma campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água potável a serem entregues ao Fundo Social São Paulo (FUSSP), que está prestando apoio direto ao estado do Rio Grande do Sul. O ponto de coleta é o hall do auditório do hospital – até o dia 14 de maio, das 7h às 16h.

Hospital Evangélico de Londrina

O hospital está promovendo a campanha “Todos juntos pelo Rio Grande do Sul” e está funcionando como ponto de coleta (na entrada de colaboradores) para doações de cobertores, roupas, produtos de higiene e alimentos não perecíveis que serão enviados às pessoas afetadas pelas enchentes. Toda arrecadação será encaminhada para o Hydronorth, parceiro da instituição na campanha que enviará as doações aos órgãos competentes para distribuição nos locais da tragédia. Os itens poderão ser entregues até o dia 14 de maio, das 6h30 às 19h30.

Hospital Israelita Albert Einstein

A instituição se mobilizou para apoiar a reestruturação de assistência à saúde no município de Canoas (RS), um dos mais afetados pelas enchentes que acometeram o estado, junto junto à Prefeitura e à Secretaria Municipal. Mais de quatro toneladas de equipamentos e 57 profissionais foram enviados para atuar na assistência à população, e a equipe atuou durante 26 dias na região.

O Grupo Médico-Assistencial (GMA) de Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da organização auxiliou na reativação de uma das UPAs do município, estruturando um local alternativo de atendimento. O Departamento de Emergência do Hospital de Pronto-Socorro (HPS) foi transferido para o Hospital Nossa Senhora das Graças, responsável pelos traumas mais graves, enquanto o Hospital Universitário (HU) ficou com os leitos e cirurgias.

Leia relato completo sobre as iniciativas do Einstein aqui.

Hospital Mãe de Deus

O hospital foi um dos atingidos pelas enchentes e precisou tomar medidas de segurança para proteger a saúde de pacientes, colaboradores e outras pessoas que participam do dia a dia da instituição. Apesar disso, segue se mobilizando para ajudar como pode. O Mãe de Deus é responsável por diferentes projetos de impacto social e, por meio da mantenedora – Associação Educadora São Carlos (AESC), está trabalhando para ajudar na captação de recursos para acelerar a recuperação das unidades de assistência atingidas pela catástrofe. Qualquer valor pode ser doado por meio da chave Pix: 888.625.686/0024-43. Todas as informações relacionadas às doações serão compartilhadas no portal de transparência do hospital em um report detalhado. Para mais informações, o contato deve ser feio pelo e-mail captacaoaesc.org.br ou pelo telefone (51) 98682-7632

Hospital Memorial São Francisco

O Hospital Memorial São Francisco e o Memorial Diagnóstico estão se mobilizando para arrecadar doações e contam com a colaboração da Azul Linhas Aéreas para o envio – o vôo partirá de João Pessoa (PB) no dia 10 de maio. Entre os itens que estão sendo arrecadados estão água mineral, roupa de cama e banho, produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis, roupas íntimas e de frio e ração para animais. A entrega deverá ser feita no endereço Av. Rui Barbosa, 202, Torre, aos cuidados de Renan Mesquita. O telefone para contato é (83) 3022-7001.

Hospital Moinhos de Vento

Por meio do Instituto Moinhos Social, o hospital está recolhendo doações que serão repassadas às comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A campanha envolve doação em dinheiro, que pode ser feita para a chave Pix moinhos.social@hmv.org.br. O valor arrecadado tem como finalidade a compra de itens que estejam de acordo com as principais necessidades apontadas pelo governo do estado. Além disso, o hospital está recebendo agasalhos, cobertores, capas de chuva e botas na sede do Instituto Moinhos Social (ao lado da Panvel, no térreo da Tiradentes, 333) e em caixas que estarão alocadas nas recepções dos blocos B e C. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato pelo WhatsApp (51) 99529-3412.

O hospital também está atuando em apoio a seus colaboradores que também foram afetados pela tragédia. Além da possibilidade de doar qualquer valor (Pix: moinhos.social.colaborador@hmv.org.br), é possível contribuir com a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e roupas. A entrega deve ser feita na recepção dos Blocos B e C do hospital, no 8º andar. Além disso, o Moinhos está colocando à disposição dos colaboradores a equipe de Serviço Social de Saúde Ocupacional para acolhimento e auxílio – os telefones para contato são (51) 3537-8284 e (51) 3537-8253.

Hospital Regional de São Jerônimo

A instituição, ligada ao Hospital Ernesto Dornelles e que atende toda a região Carbonífera, está precisando de recursos financeiros para se reerguer após prejuízos causados pelas enchentes. As doações nacionais podem ser feitas por Pix pelo CNPJ 92.741.016/0004-16 (Banrisul); e as doações internacionais por transferência para: Ag. 0500-2/Conta corrente 102122-2 (Banco do Brasil). Ambos os caminhos têm como recebedor a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

Hospital São Lucas da PUCRS

O hospital, localizado em Porto Alegre, já acolheu mais de 50 pacientes que precisaram ser realocados de outras instituições de saúde afetadas pelos alagamentos e está se mobilizando para receber um número ainda maior de pessoas nessa situação. Por isso, tem solicitado a doação de qualquer valor possível, que pode ser feita para a chave Pix doacao.hsl@pucrs.br.

Hospital São Vicente de Paulo (RS)

Localizado em Passo Fundo (RS), o hospital lançou uma campanha solidária para ajudar vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com o apoio do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) e da Clínica Kozma, a instituição está arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nas portarias das unidades Teixeira Soares (Portaria das Internações e Portaria dos Funcionários – R. Teixeira Soares, 808; e Portaria da Radioterapia – R. 15 de Novembro, 485) e Uruguai (Recepção e Entrada dos Funcionários – R. 10 de Abril, 2050) até o próximo domingo (12/05) para que a Defesa Civil faça o encaminhamento aos municípios e famílias que mais precisam. Como parte desse trabalho, o HSVP já entregou 300 cobertores coletados na própria instituição após levantamento do que poderia ser encaminhado imediatamente aos desabrigados.

Hospital Sírio-Libanês

O hospital está em campanha para arrecadas o maior número possível de itens solicitados pelo Fundo Social do Estado de São Paulo em prol das vítimas da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul. Com o apoio de colaboradores, volunátios, corpo clínico e parceiroso, os números crescem a cada dia. Até o dia 15/05, já haviam sido direcionados 10.469 produtos de limpeza, 22.849 produtos de higiene pessoal, 2.793 alimentos, 7.045 peças de vestuário, 393 produtos para pets e 2.412 medicamentos e materiais para o cuidado, somando o total de 45.961 itens ou 12 toneladas. Entre as instituições parceiras nesse movimento, estão: Banco Safra, Clube Atlético Monte Líbano, Clube Paulistano e Biotronik. Para quem quiser contribuir, as doações estão sendo recebidas nos endereços: R. Dona Adma Jafet, 91 (Complexo Hospitalar da Bela Vista – Halls de entrada dos blocos A, C e D) e na Rua Joaquim Floriano 533 (Unidade Itaim – térreo).

Rede D’Or São Luiz

A instituição se mobilizou para realizar doações diretamente para o município de Canoas (RS), um dos mais afetados pelas enchentes que acometem o estado. Uma parte da doação diz respeito a carros de anestesia para auxílio em tratamentos cirúrgicos, que chegaram na última sexta-feira (11) ao Hospital Universitário – referência para cerca de 150 municípios da região.

Rede Mater Dei de Saúde

Em solidariedade às comunidades afetadas pelas intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, a Rede anunciou uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar as vítimas desta crise climática sem precedentes. As unidades funcionarão como pontos de coleta para receber doações essenciais, incluindo cobertores, roupas, produtos de higiene, materiais de limpeza e alimentos não perecíveis. Além disso, para cada item doado durante a campanha, a rede irá doar outro similar, dobrando assim o impacto da iniciativa.

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Os profissionais da instituição e familiares que foram severamente atingidos pelas enchentes na região serão beneficiados pela campanha que está sendo promovida pelo Grupo Voluntárias Pela Vida, em parceria com a Associação dos Funcionários da Santa Casa (AFUSC). Além de buscar proporcionar segurança e cuidado, a ação visa a auxiliar os colaboradores na rápida reestruturação de suas vidas. A doação pode ser feita por meio da chave Pix solidariedade@santacasa.org.br. Todos os valores recebidos serão incluídos em prestações de contas detalhada pela Santa Casa e, posteriormente, entregue ao Grupo.

Compartilhe

Você também pode gostar: