Doença de Crohn: o que é, quais os sintomas, como tratar e outras dúvidas respondidas

Os casos de Crohn, doença que afeta todo o sistema gastrointestinal, vêm crescendo com o passar dos anos. Entenda o que é esta síndrome, quais são os sintomas e como é o tratamento

A Doença de Crohn é uma doença autoimune — ou seja, “o nosso corpo não reconhece os tecidos do nosso trato digestivo e envia células inflamatórias que causam feridas e úlceras nos órgãos”, como explica Jonathas Stifft, coordenador do Núcleo de Doença Inflamatória Intestinal do Hospital Moinhos de Vento.

Começando pela boca, passando pelo esôfago, estômago, intestino e reto, o Crohn é uma doença inflamatória intestinal que provoca inflamações profundas nos tecidos do trato digestivo e pode causar sintomas como dor abdominal, diarreia e sangramento retal, entre outros.

Quais são as causas da Doença de Crohn?

A Doença de Crohn não tem uma origem única e definida. Um dos fatores é a predisposição genética, assim como eventuais alterações no sistema imunológico. No entanto, fatores ambientais e de estilo de vida também são considerados componentes importantes no surgimento da doença.

Segundo Stifft, a rotina urbana, por exemplo, apresenta uma série de aspectos que podem desencadear o Crohn: a exposição à poluição, o tabagismo e o consumo de alimentos ultraprocessados e refrigerantes, por exemplo, colaboram para um descontrole na microbiota intestinal, facilitando o desenvolvimento da doença. Por isso, é muito mais comum a incidência em jovens adultos (de 20 a 40 anos) do que em crianças, sendo raríssimo em bebês de até 2 anos.

A incidência da doença também vem crescendo no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, de acordo com dados da publicação The Lancet Regional Health – Americas, evidenciando o impacto do aumento do consumo de alimentos ultraprocessados na nossa saúde.

Ou seja: há, sim, um fator genético. Porém, o ambiente e os hábitos influenciam diretamente no aparecimento da doença.

Sintomas da Doença de Crohn

Os sintomas do Crohn são variados e nem sempre identificados com rapidez. Estar atento aos sinais pode evitar um diagnóstico tardio. Veja:

Principais sintomas da Doença de Crohn em crianças:

  • Diarreia persistente, ou seja, por mais de 4 semanas;
  • Dor abdominal que não melhora;
  • Diminuição na curva de crescimento;
  • Dificuldade de ganhar peso;
  • Anemia.

Principais sintomas da Doença de Crohn em adultos:

  • Aftas recorrentes;
  • Dor abdominal recorrente;
  • Sangue nas fezes;
  • Diarreia persistente;
  • Emagrecimento inexplicado;
  • Fissuras anais;
  • Dores nas articulações, coluna, bacia, punhos e joelhos;
  • Úlceras doloridas na pele;
  • Uveíte: olho com vermelhidão recorrente.

A vida com o Crohn: diagnóstico e tratamento

Jonathas Stifft reforça a importância de um diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo a pessoa descobrir o Crohn, menores as chances de a doença se espalhar e causar sequelas.”

Mesmo sem cura, descobrir a doença no início aumenta as chances de o paciente entrar em remissão, o que proporciona alta qualidade de vida. As opções de tratamento também estão evoluindo e se tornando mais eficazes, como as terapias imunobiológicas.

Como se prevenir contra a Doença de Crohn?

Adotar uma dieta benéfica ao sistema gastrointestinal pode diminuir as chances de manifestar a Doença de Crohn. Alimentação próxima à do mediterrâneo — com azeites, castanhas, carne branca e muita fibra — também ajuda na prevenção. “Além disso, dê preferência sempre a alimentos orgânicos e com o mínimo de processamento possível”, diz o médico.

Maio Roxo

Maio é o mês de conscientização e visibilidade das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), que são crônicas e autoimunes — sendo a Doença de Crohn a mais comum entre elas. Estudos apontam que pelo menos 1 em cada 1.000 brasileiros tem alguma DII.

O diagnóstico precoce é o maior aliado de quem tem uma Doença Inflamatória Intestinal. Por isso, ao notar qualquer sinal de alerta, procure um gastroenterologista.

Matérias
relacionadas