Ir para o conteúdo
Estamos ao vivo
Facebook-f x Youtube Instagram Linkedin-in Flickr Microphone
área do associado
  • Sobre
    • A Anahp
    • Associados
      • Nossos associados
      • Grupos de Trabalho
      • Colab
    • Nossa história
    • Nossos parceiros
    • Responsabilidade social
  • Conteúdo
    • Publicações
    • Notícias
    • Blog Saúde da Saúde
    • Podcast
    • Videocast
  • Instituto
    • Anahp PRO
  • Eventos
    • Café da Manhã Anahp
    • Conahp
    • Jornada Digital
    • Todos os eventos
  • Indicadores
  • Seja associado
  • Contato
  • Sobre
    • A Anahp
    • Associados
      • Nossos associados
      • Grupos de Trabalho
      • Colab
    • Nossa história
    • Nossos parceiros
    • Responsabilidade social
  • Conteúdo
    • Publicações
    • Notícias
    • Blog Saúde da Saúde
    • Podcast
    • Videocast
  • Instituto
    • Anahp PRO
  • Eventos
    • Café da Manhã Anahp
    • Conahp
    • Jornada Digital
    • Todos os eventos
  • Indicadores
  • Seja associado
  • Contato
  • Bem-estar
  • Prevenção
  • Medicina
  • Tecnologia
  • Especial Covid-19
  • Bem-estar
  • Prevenção
  • Medicina
  • Tecnologia
  • Especial Covid-19

Início > Saúde da Saúde > Especial Covid-19 > Aumento de casos de Covid lotam hospitais: saiba como agir

Aumento de casos de Covid lotam hospitais: saiba como agir

  • 7 de janeiro de 2022

Hospitais Anahp registram aumento de 655% nos casos de Covid-19 e 270% de Influenza

O ano de 2022 começou já registrando um grande aumento de casos de Covid. Após os encontros e viagens de final de ano, o número de exames positivos para coronavírus disparou por diferentes regiões do país. Como consequência, hospitais particulares e públicos estão com prontos-socorros cheios.

Uma pesquisa da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) mostrou que o aumento no número de casos de Covid-19 entre os hospitais associados à entidade foi, em média, de 655%, desde dezembro de 2021. Algumas instituições chegaram a relatar aumentos maiores que 1000%.

Além do coronavírus, outra preocupação é o surto de Influenza. O levantamento da Anahp mostrou uma alta, em média, de 270% no número de casos, também sobrecarregando as instituições. Em muitas cidades brasileiras, hospitais estão com espera de várias horas para atendimento no pronto-socorro.

Para ajudar a orientar a população sobre o que fazer em caso de sintomas gripais, a Anahp divulgou importantes recomendações, inclusive sobre quem deve procurar atendimento no pronto-socorro dos hospitais. Confira:

· Devem procurar o pronto-socorro apenas os pacientes com: sintomas persistentes, falta de ar, febre persistente, tosse intensa ou com doenças crônicas pré-existentes.

· A população deve manter rígidos os cuidados com a utilização correta de máscara, o distanciamento social e a higienização adequada das mãos.

· Aqueles que estiverem com sintomas leves ou assintomáticos devem priorizar a busca por atendimentos ambulatoriais (por exemplo, consultas médicas, preferencialmente via telemedicina). Assim, o paciente se protege de uma exposição desnecessária dentro de ambientes como hospitais, que devem ser utilizados para o atendimento de pessoas com sintomas mais severos.

· Ao passar por uma consulta, o paciente será avaliado clinicamente e terá a indicação médica correta sobre a necessidade ou não de testagem, assim como de qual tipo de teste é o mais adequado de acordo com os sintomas que apresenta.

As orientações divulgadas pela Anahp foram listadas por Vania Rohsig, Superintendente Assistencial e de Educação do Hospital Moinhos de Vento e Coordenadora do Grupo de Trabalho Organização Assistencial da Anahp, e Priscila Rosseto, Gerente-executiva de Qualidade, Segurança e Práticas Assistenciais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Melhores Práticas Assistenciais da Anahp.

Matérias
relacionadas

Especial Coronavírus

5 anos da pandemia de Covid-19: 5 hábitos que aprendemos e devemos manter

Alguns anos depois da trágica pandemia de Covid-19, conseguimos visualizar hábitos adquiridos naquele período que são positivos e ainda comuns. Veja quais são os principais Faz 5 anos desde aquele […]

Ler agora
Especial Covid-19

Éris: chegada da nova variante da Covid ao Brasil reforça importância da vacinação e de medidas de prevenção

Subvariante da Ômicron, a EG.5 – mais conhecida como Éris – teve o primeiro caso confirmado no Brasil neste mês […]

Ler agora

Mapa do site

Sobre

Eventos

Indicadores

Seja associado

Contato

A Anahp

Nossos associados

Nossa história

Responsabilidade social

Cursos Anahp PRO

Publicações

Notícias

Blog Saúde da Saúde

Podcast

Videocast

Certificação

Endereços

Anahp – São Paulo
Rua Cincinato Braga, 37,
4º andar.
Paraíso – São Paulo – SP
CEP 01333-011
+55 11 3178-7444
+55 11 3178-7442
+55 11 3122-6240

[email protected]

Anahp – Brasília
Complexo Brasil 21 SHS, Quadra 06, Conjunto A, Bloco E 8º andar – Salas 812/813 – Brasília – DF
CEP 70322-915
+55 61 3039-8420

Conecte-se com a Anahp

Facebook-f x Youtube Instagram Linkedin-in Flickr Microphone

Acesse aqui nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições de Uso
Encarregado de Dados: [email protected]

Anahp © Desenvolvido por  – Todos os Direitos Reservados

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, voc concorda com estas condições. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade e Termos e Condições de Uso. CONCORDO E FECHAR