Qualidade
hospitalar

Como medir a qualidade hospitalar?

O que nos leva a avaliar positivamente um hospital e fazer dele nossa referência no momento de cuidar da saúde? Especialistas indicam sete fatores fundamentais que ajudam a entender de forma objetiva o que indica a qualidade dos serviços hospitalares. Trata-se do conceito chamado “dimensões da qualidade”, que leva em consideração: segurança, efetividade, eficiência, ser centrado no paciente, oportuno, equidade e integração. No blog Saúde da Saúde explicamos o que significa cada uma dessas dimensões para que você saiba avaliar as instituições.

Entenda o papel do paciente na qualidade dos hospitais

Um dos pontos fundamentais para a qualidade hospitalar é a segurança fornecida ao paciente na realização de qualquer procedimento. Mas existem alguns indicadores monitorados pelos hospitais que são influenciados e dependem do apoio e da atenção do próprio paciente, como o caso da incidência de quedas.

Quer saber mais sobre o seu papel dentro deste tema? Assista o vídeo ao lado e faça o download da nossa cartilha sobre segurança do paciente.

Quais são os indicadores mais importantes para a qualidade hospitalar?

Para facilitar o acesso aos principais dados relacionados à qualidade hospitalar, a Anahp destaca em um material exclusivo indicadores que devem ser avaliados, como tempo médio de permanência na UTI, taxa de mortalidade, taxa de infecção hospitalar, incidência de quedas, lesão por pressão, erros de medicação, entre outros.

Acreditações hospitalares

Após um processo minucioso de avaliação dos protocolos institucionais, órgãos competentes — como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), ou os internacionais Qmentum International Accreditation Program e Joint Commission International (JCI) — conferem ao hospital uma acreditação ou certificação, chancelando a qualidade oferecida pela instituição.

Para que um hospital seja associado à Anahp, ele precisa necessariamente ser acreditado ou estar em busca da acreditação. Os hospitais-membros da Associação responderam, em 2021, por 24,04% das acreditações nacionais e por 86,02% das acreditações internacionais.