Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

VITA Batel celebra 10 anos de serviços prestados em prol da saúde e bem-estar dos paranaenses

O Hospital VITA Batel, segunda unidade do Grupo VITA no Paraná, foi inaugurada em 20 de dezembro de 2004, com o objetivo de oferecer atendimento aos casos de média e alta complexidade, na região central da capital, com ênfase nas áreas de cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina de urgência, neurocirurgia, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia.

Durante este período, segundo Neidamar Fugaça, superintendente Operacional dos Hospitais VITA em Curitiba, a unidade passou por modernização de equipamentos, ampliou números de leitos e atendimentos à população, recebeu certificações e reconhecimentos. Além disso, o VITA Batel fechou novas parcerias e implantou um centro de diagnósticos.

Excelência em atendimento – Em 2009, a unidade obteve a Acreditação ONA Nível 2 e em 2010 recebeu a Acreditação Nacional de Nível 3 – certificação máxima e mais importante conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “O reconhecimento confere à instituição status de excelência em atendimento e gestão”, explica Neidamar.

Em 2011, o hospital passou a integrar a Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP, que reúne hospitais privados do Brasil e tem como principal diretriz a qualidade de atendimento prestado pelas instituições hospitalares. No início de 2013, recebeu a certificação Accreditation Canada International (ACI – Acreditação Internacional Canadense). A instituição é a segunda do Sul do Brasil a ser acreditada – a primeira foi o Hospital VITA Curitiba, também do Grupo VITA. A certificação internacional reconhece a qualidade e a segurança dos serviços de saúde prestados pela instituição a seus pacientes.

De acordo com Neidamar, a metodologia canadense exige que a instituição siga padrões de qualidade e segurança assistencial de nível internacional. “Esses critérios abrangem toda a linha de cuidado prestado ao paciente, às áreas de apoio e a integração de todas as equipes, incluindo médicos, colaboradores e terceiros, em prol de ações, programas e processos que garantam um tratamento de qualidade e com máxima segurança assistencial”, relata.

A unidade também é reconhecida internacionalmente pela Surgical Review Corporation (SRC) como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Leitos de UTI – Em novembro 2013, o VITA Batel inaugurou novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI). O hospital passou a oferecer mais 12 leitos para tratamento de casos mais delicados – chegando a 32 (23 de UTI Geral e 9 de Cardiológica). Das novas unidades, quatro são diferenciadas, já que possibilitam ocupação individual e a presença de um acompanhante durante todo o período de internação.

As UTI’s do VITA Batel atendem aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial. Possuem equipamentos de última geração, infraestrutura e atendimento voltados à humanização hospitalar, além de contar com o atendimento e monitoramento de uma equipe multidisciplinar, composta por diversos profissionais de saúde – médicos especialistas e intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Além disso, o paciente é controlado por meio de um monitoramento central. São atendidos casos de alta complexidade, com ênfase nas áreas de cirurgia bariátrica, cirurgia geral, neurocirurgia, urologia, e traumato-ortopedia. Oferece também área exclusiva de UTI Cardiológica.

Acima da recomendação – Uma portaria do Ministério da Saúde, de junho de 2002, determina que cada hospital deve ter de 4% a 10% do total de leitos destinados a UTI, o que equivale de um a três leitos de UTI para cada 10 mil habitantes. A média de leitos de UTI no VITA Batel supera essa recomendação, já que, dos 97 leitos do hospital, 32 são de UTI (23 Geral e 9 Cardiológicas). Para ampliar o número de leitos de UTI o VITA Batel realizou um investimento de cerca de R$ 500 mil, utilizados para a adequação do espaço e para compra de equipamentos, como respiradores e monitores.

Unidade Coronariana – Em 2013, também foi inaugurada a nova Unidade Coronariana (UCO) do Hospital VITA Batel. O setor é destinado a urgências ou emergências cardiológicas em geral, após a avaliação do cardiologista do Pronto-Atendimento Cardiológico. O setor, que antes ficava no 2º andar, foi instalado ao lado do Pronto-Socorro, aumentando assim a qualidade assistencial. No novo local, o processo de atendimento dos pacientes que necessitam de encaminhamento para a UCO ganhou agilidade e facilidade de remoção.

O valor investido no novo espaço da UCO foi de R$ 650 mil, distribuído em estrutura e equipamentos de ponta, como monitores multiparamétricos e ventiladores mecânicos. A unidade realiza atendimentos emergenciais, 24 horas por dia, tornando o hospital uma das principais referências em atendimento cardiológico do Paraná. “Isso se deu graças a uma parceria firmada há quatro anos com o Hospital do Coração, o VITA Batel possui em seu corpo clínico os principais nomes da cardiologia e o que há de mais moderno em tratamentos de doenças do coração”, destaca a superintendente.

Tecnologia de ponta – O Serviço de Urologia do VITA Batel possui o Setor de Litotripsia – Extra Corpórea (LECO) e Laser – para o tratamento da litíase urinária, também conhecida como cálculo urinário ou pedra no rim. O equipamento oferece ao paciente a possibilidade de um tratamento rápido, sem a necessidade de internamento, sedação ou anestesia, sendo praticamente indolor. O aparelho produzido na Alemanha foi o primeiro a ser instalado na região Sul, oferece o mesmo nível de recursos tecnológicos como os já utilizados em hospitais dos Estados Unidos e Europa.

Neidamar ressalta também o serviço de tratamento de hiperplasia prostática benigna – HPB (crescimento da próstata), o equipamento oferece um tratamento mais inovador para o tratamento cirúrgico, a Vaporização da Próstata – transição direta do sólido para gasoso. O procedimento é inovador no que diz respeito ao tratamento minimamente invasivo da HPB. Além de melhorar a qualidade de vida, reduz os sintomas do paciente, tratando diretamente a causa do problema.

Qualidade de vida – Há cinco anos foi criado o Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa gratuito que tem como proposta promover ações que visam melhorar a saúde e prevenir doenças que afetam a população com mais de 60 anos. Uma vez por mês são realizadas palestras e atividades físicas e culturais.

Humanização hospitalar – Por meio da música, o hospital leva a pacientes, funcionários e corpo clínico apresentações de corais. “A ação faz parte do projeto de humanização hospitalar, que, além de contribuir para acelerar o processo de recuperação dos pacientes, estreita o relacionamento entre hospital, pessoas internadas, familiares e equipe”, explica Neidamar.

A superintendente destaca também as exposições instaladas no hall de entrada do VITA Batel. As mostras fazem parte de um projeto cultural do hospital que há sete anos divulgam obras de artistas plásticos paranaenses. “A intenção do projeto é deixar o ambiente do Hospital mais humanizado e promover a arte no Estado”, conclui.

Fonte: VITA Batel – 19.12.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: