Equipe que, em um ano de pandemia, curou mais de 880 pacientes foi presenteada com sonhos e depoimentos de gratidão
O Vera Cruz Casa de Saúde, em parceria com a Bambini, homenageou, na manhã desta quarta-feira (17), os mais de 300 profissionais da unidade que atuam na linha de frente contra a pandemia de Covid-19. Médicos, enfermeiros e demais profissionais foram presenteados com um sonho de doce de leite produzido artesanalmente, junto com uma carta de agradecimento e depoimentos de gratidão de pacientes curados da doença no hospital. “Há um ano, nossos profissionais protagonizam uma luta diária e responsável pela vida de centenas de pessoas e familiares. Essa foi a forma que encontramos de agradecer pelo empenho e pela coragem dos que atuaram no combate à pandemia. Sabemos que não está fácil, mas eles mantêm o profissionalismo e a excelência”, afirma o diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, Erickson Blun.
Desde março do ano passado, o Vera Cruz Casa de Saúde se prontificou a oferecer um espaço dedicado para o atendimento às vítimas do novo coronavírus: em 12 meses, mais de 20 mil pessoas foram atendidas. De todos os pacientes que precisaram de internação, muitos voltaram para as suas casas.
Homenagens
“Em outubro do ano passado, eu tive Covid-19. No começo, a doença foi leve e eu me tratei em casa. Em três dias, a situação se agravou e me internei no Vera Cruz Casa de Saúde. Em mais três dias, fui para a UTI intubado e ali fiquei por mais 13 dias. Tudo aconteceu muito rápido, mas passou. Agradeço muito à equipe do hospital pelo tratamento dispensado a mim e, especialmente, à minha família, diariamente explicando meu quadro clínico para acalmá-los. Fiquei impressionado com o profissionalismo e a dedicação de todos os profissionais, desde a equipe de limpeza, até médicos e funcionários. Uma equipe de muito valor, que merece todo o nosso respeito e homenagens”, disse o empresário José Eduardo Favaretto, de 64 anos, em um vídeo que foi enviado aos profissionais da equipe de frente.
“Um ano se passou desde que eu tive a Covid-19. Fui muito amada durante a minha internação e isso foi fundamental para que eu tivesse a vitória. Ali, cada um deles me deu o que eu mais precisava: atenção, carinho, cuidado e respeito. Vocês são heróis. Muito obrigada”, disse a bancária aposentada Cristiane Gama Dias Pereira, de 53 anos.
Sonho
Para adoçar o dia desses profissionais, a Bambini enviou os doces como forma de lembrar que eles também merecem sonhar. “Queremos agradecer a cada um por deixar tantos sonhos de lado para que o sonho de tantos outros – o da cura – se realize. Por isso, nos solidarizamos com esta ação promovida pelo Vera Cruz Casa de Saúde na valorização e gratidão pela dedicação dos profissionais de saúde neste momento difícil em que todos estamos passando. Nossas homenagens”, afirma Luiz Felipe Gonçalves Rodrigues, do Comitê Gestor da Bambini. “Nesta pandemia, os profissionais de saúde estão doando seu tempo, seu amor, seu carinho e, muitas vezes, suas vidas, para o bem do próximo. Parabéns”, completou Feliciano Campos Ursulino, também do Comitê.
“Nos sentimos honrados com essa homenagem e com a delicadeza da direção do Vera Cruz Casa de Saúde e da Bambini em alegrar nosso dia. Essa luta só foi possível pois contou com uma equipe unida, que se ajudou, se respeitou e soube manter o profissionalismo mesmo nos momentos em que as forças haviam acabado. Somos um grande time e vamos vencer”, disse Raquel Alves, psicóloga especialista em Luto e Cuidados Paliativos da unidade.
“Neste ano de pandemia, aprendemos muitas coisas, mas, principalmente, o quanto nós, os profissionais da saúde, somos essenciais. As nossas angústias de uma incansável rotina só não superam a nossa dedicação e o amor que colocamos em cada vida que passou na nossa unidade. Estamos todos exaustos, sim, mas continuamos na batalha e a venceremos. Campinas pode contar conosco”, finaliza o diretor técnico médico do Vera Cruz Casa de Saúde, Bruno Gonçalves de Campos Araújo.