Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Tromboembolismo Venoso é tema de Semana de Sensibilização no Hospital Madre Teresa

Transformar o Hospital Madre Teresa (HMT) no segundo hospital do país a possuir o selo de qualidade em TEV (Tromboembolismo Venoso). Este é um dos objetivos da Semana de Sensibilização e Implantação do Protocolo para TEV que acontece durante os dias 16 a 20 deste mês. Música, brincadeiras, cartazes de incentivo e até uma agulha gigante passeando pelo hospital foram algumas das ações desenvolvidas pelo HMT, por meio da iniciativa do Time do Paciente Cirúrgico.

Durante a semana de eventos, médicos, residentes, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem puderam participar de várias ações, além das aulas “Tromboembolismo Venoso”, apresentada pelo cirurgião cardiovascular do HMT Dr. Luiz Cláudio Moreira e “Profilaxia para Tromboembolismo Venoso”, ministrada pelo coordenador da UTI III do HMT, Dr. Eduardo Sad, nos dias 17 e 18, respectivamente.

Segundo o coordenador Dr. Eduardo Sad, inserir o HMT no hall dos hospitais com selo de qualidade em TEV é essencial. “Mais do que comprovar que o Hospital tem excelência também nesta área, obter o selo significa que estamos prevenindo mortes por complicações do Tromboembolismo Venoso Profundo que podem ser facilmente evitadas usando medicação profilática”. Ainda segundo Sad, o prazo para que a Instituição consiga ganhar mais esse selo de qualidade é de cerca de dois anos, mas o Hospital trabalha espera alcançar essa certificação em até um ano.

Para o cirurgião cardiovascular Dr. Luiz Cláudio Moreira, a iniciativa só vem demonstrar mais uma vez que o HMT busca a excelência em tudo o que realiza. “É fundamental para o hospital, considerado de alta complexidade e que oferta cirurgias de pequeno, médio e grande porte, instituir um protocolo como esse, pois o nosso foco sempre será a segurança do paciente”, defende.

Para a coordenadora do Bloco Cirúrgico HMT Irmã Sabrina Verplohz e iniciativas como essas têm que inserir todos do Hospital. “Quando vamos até o setor do colaborador e o colocamos no processo, conseguimos muito mais adesão. O profissional tem que entender que o papel dele na efetividade do protocolo é muito importante”. Após as aulas, Irmã Sabrina apresentou um relato de caso e compartilhou com a equipe presente.

O que é TEV?

TEV significa Tromboembolismo Venoso, um termo que inclui tanto a Trombose Venosa Profunda (TVP) como a sua maior complicação, que é a embolia pulmonar. A TVP, como o próprio nome diz, significa a formação de um trombo (um coágulo de sangue) em uma veia localizada profundamente, na maioria das vezes nas pernas. Muitas vezes, parte desse coágulo se solta, “viaja” pelas veias até chegar ao pulmão, e é isto que chamamos de embolia pulmonar, considerada a principal causa de morte prevenível em pacientes hospitalizados. Outro dado importante é que entre 10 e 15% dos casos de TEV são em pacientes ambulatoriais que não fizeram profilaxia.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 20.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: