De acordo com os dados do Perfil Epidemiológico do Hospital Aliança, em 2016 foram atendidos cerca de 4.000 pacientes com idade acima de 60 anos. Para proporcionar uma maior segurança, minimizando os riscos do ambiente hospitalar para esses pacientes, foi implantado o Time de Atenção ao Idoso, formado por uma equipe multidisciplinar. A equipe, que tem como Coordenador o geriatra Leonardo Oliva, elaborou um programa com foco no tratamento aos idosos frágeis, ou seja, aqueles que estão ainda mais suscetíveis a ocorrências desfavoráveis como quedas, confusão mental aguda, infecções, desnutrição, depressão, dentre outros.
“Os pacientes frágeis são aqueles que possuem menor reserva funcional e que têm menos capacidade de reagir a situações adversas. Este conceito é novo e muito importante para a atuação com os pacientes idosos, de forma que deve ser internalizado pela equipe assistencial, pacientes, familiares e cuidadores” (Leonardo Oliva – Médico Geriatra).
No momento da internação do paciente idoso, ele é submetido a uma triagem quanto ao risco de fragilidade. Ao ser identificado esse risco, o time é acionado automaticamente e idoso frágil passa a ser avaliado e acompanhado pelos profissionais que compõem o Time.
“A assistência ao idoso frágil exige comprometimento e dedicação especial da equipe multiprofissional, que deve estar integrada. Para isto, os profissionais envolvidos com este paciente receberão treinamento para atuarem de forma específica e cautelosa”, descreve Oliva.
O Time de Atenção ao Idoso vem se reunindo desde julho de 2016 para discutir os temas relacionados ao assunto e para definir estratégias de atuação para este público no HA. Outros objetivos do Time são: reduzir o tempo de internação e evitar a rehospitalização precoce; melhorar a experiência vivida pelos pacientes e familiares e preservar a funcionalidade física e cognitiva destes pacientes.
Time de Atenção à Saúde do Idoso: Leonardo Oliva (coordenador/médico geriatra); Sergio Jezler (médico clínico/pneumologista); Ilma Lins (assistente social); Rejane Pessoa (nutricionista); Quézia Rolim (fisioterapeuta); Cindi Lessa (fisioterapeuta); Rúbia Falcão (enfermeira); Adriana Helena Fernandes (fonoaudióloga); Cristiane Hoffmeister Rocha (farmacêutica); Adriana Duarte (psicóloga) e Daniela Souza (psicóloga).
Fonte: Hospital Aliança