O equipamento é capaz de identificar metástase e promover diagnóstico precoce do câncer. Palestra de renomado médico internacional marca a inauguração
A Rede Mater Dei de Saúde inaugura o PET-CT, equipamento considerado grande inovação da medicina nuclear para obtenção de imagens. Para comemorar o início das atividades da nova tecnologia, o médico oncologista e professor no Karmanos Cancer Institute e Wayne State University School of Medicine em Detroit, Michigan, EUA, Dr. Anthony Shields M.D ministrará a palestra “PET/CT – Do diagnóstico à quantificação da efetividade dos tratamentos durante a quimioterapia e radioterapia: mais informação e valor para o oncologista e para o paciente”. Direcionado a médicos oncologistas, clínicos, geriatras, cirurgiões, radioterapeutas, cardioncologistas, hematologistas, pneumologistas, mastologistas, psiquiatras e neurologistas, o evento será realizado no dia 27 de novembro de 2014 (Dia Nacional de Combate ao Câncer), das 14h às 17h, no Mater Dei Contorno (Av. do Contorno, 9.000). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.materdei.com.br.
Com experiência na área de oncologia e imagem, Dr. Anthony Shields M. D. iniciou os estudos que levaram ao desenvolvimento da 18F-Fluortimidina (FLT), marcador utilizado na avaliação da proliferação tumoral. Publicou diversos trabalhos do uso do PET-CT em oncologia, muitos deles dentro da Gastro-oncologia. O professor convidado pela Rede Mater Dei irá abordar os avanços do tratamento e diagnóstico do câncer. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de visitar o serviço dentro do próprio Hospital, onde está o equipamento de PET – CT.
Sobre o PET – CT
Localizado no 4º andar da Unidade Mater Dei Contorno, o equipamento (PET-CT Discovery 710 GE) integra o Centro de Diagnósticos Avançados da Rede Mater Dei de Saúde. O projeto arquitetônico foi estudado para melhor adequação ao exame, com climatização específica em cada ambiente, objetivando qualidade técnica, humanização e o conforto do atendimento.
O PET-CT Discovery 710 GE tem os seguintes diferenciais:
1) Possui um tomógrafo de alta resolução de 128 canais e o mais recente software de redução de dose ao paciente. Esta tecnologia proporciona imagens de alta qualidade com maior velocidade, exatidão e resolução espacial disponível. Também possui características exclusivas que fornecem dados preciosos para detecção, monitoramento da doença e controle de tratamento.
2) A Sincronização respiratória (Q Freeze) facilita o diagnóstico, quantificação e planejamento radioterápico de pequenas lesões pulmonares. O acessório proporciona fusão precisa de imagens do PET e CT de pequenas lesões pulmonares com avaliação exata entre as imagens metabólicas e anatômicas.
3) O Software de reconstrução (Q Suíte, Q Clear), exclusivo para quantificações de lesões neoplásicas, é o único método que indica resposta terapêutica quimioterápica ou radioterápica de maneira precoce, melhorando a qualidade de vida do paciente e diminuindo o custo do tratamento. Permite reconstruções mais fidedignas das imagens, evidenciando hipermetabolismo até mesmo em lesões menores que 5 mm que eram subdiagnosticadas.
4) O equipamento oferece a Trimodalidade, precisa fusão de imagens da RNM e PET-CT. O paciente é transportado suavemente por técnica de suspensão por ar, sem a perda da posição, diagnosticando lesões que só seriam observadas na fusão das imagens de RNM e PET.
Palestra: “PET/CT – Do diagnóstico à quantificação da efetividade dos tratamentos durante a quimioterapia e radioterapia: mais informação e valor para o oncologista e para o paciente”
Palestrante: Dr. Anthony Shields M.D., Ph.D
Data: 27/11/2014 (Quinta-feira)
Horário: Das 14h às 17h
Endereço: Mater Dei Contorno. Av. do Contorno, 9.000
Fonte: Mater Dei – 25.11.2014