Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Simpósio de Otoneurologia reúne especialistas no Hospital Madre Teresa

Profissionais de diversas áreas discutiram as novas tecnologias que facilitam o diagnóstico das vertigens em geral

Realizou-se nos dias 06 e 07 de março o 1º Simpósio de Otoneurologia do Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial do Hospital Madre Teresa (HMT). O evento contou com a presença não só de profissionais da área de otorrino, mas também de neurologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos dos principais hospitais de Belo Horizonte e do interior do estado, que se reuniram no auditório do Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa do HMT (CDEP).

O coordenador da equipe de Otorrinolaringologia do HMT, Dr. Ricardo Jacob, destacou a importância da integração entre essas especialidades médicas e o papel das novas tecnologias para a precisão nos diagnósticos. “O evento teve como objetivo discutir as novas tecnologias que facilitam o diagnóstico das vertigens em geral, que podem ser decorrentes de problemas no labirinto. Esses problemas podem provocar quedas em pessoas de todas as idades, que acabam gerando fraturas, especialmente nos idosos”, afirma o especialista, que abordou a doença de Ménière.

Outros temas também foram abordados no encontro como, por exemplo, os exames para diagnóstico e tratamento das labirintopatias e especialmente sobre o videohead impulse test ou vídeo hit – o mais moderno equipamento para diagnóstico do sistema vestibular em alta frequência, que permite um exame profundo do labirinto. Distúrbios como a neuronite vestibular, enxaqueca vestibular e vertigem postural paroxística benigna (VPPB) também foram apresentados no encontro.

O Centro Avançado de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial do Hospital Madre Teresa possui profissionais experientes e a mais moderna tecnologia para tratamento das labirintopatias, assim como de diversas doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe e pescoço.

Fonte: Hospital Madre Teresa – 10.03.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: