Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (RS) inicia Blitz sobre Doação de Sangue nas Escolas

Campanha do HSVP busca novos voluntários entre o público jovem

Nesta segunda-feira, 8 de agosto, o Serviço de Hemoterapia, do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, realizou a primeira Blitz sobre Doação de Sangue na Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves. A iniciativa busca conscientizar os jovens, dos 16 aos 29 anos, da importância deste gesto nobre e voluntário.

A Dra. Cristiane da Silva Rodrigues de Araújo, médica Hematologista e responsável técnica do Serviço de Hematologia do HSVP disse que o objetivo é fidelizar os jovens, considerado o menor público entre os doadores. “O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, o adolescente precisa de um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. Infelizmente, nossos doadores fiéis estão envelhecendo e cabe à nova geração assumir este compromisso social”.

A ação educativa faz parte da nova etapa da Campanha “Doadores do Amanhã” e envolveu cerca de 400 alunos que, através de mini-palestras, puderam esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo. A diretora da Escola Protásio Alves, Dariane Sartori Mistura, conta que os estudantes ficaram entusiasmados com a Blitz. “Nossos alunos entraram de corpo e alma na ação e, antes mesmo desta visita, aceitaram a proposta de termos na gincana escolar uma tarefa motivando a doação de sangue entre os colegas”.

Durante a execução da atividade, a coordenadora Regional da Educação (7ª CRE) questionou os estudantes: “quantos aqui já doaram sangue alguma vez?”. Na primeira turma, com cerca de 40 jovens, ninguém levantou o braço. Mas a maioria deles se manifestou positivamente quando perguntados se conheciam alguém que havia precisado de sangue. Carine Weber acredita que a campanha será um sucesso entre os estudantes, pois o momento é de multiplicar boas iniciativas. “Nossos jovens são a potência para essa transformação que esperamos no mundo, para a saúde, o cuidado e a empatia”.

O sangue coletado pelo Serviço de Hemoterapia é a esperança de vida para vítimas de acidentes, cirurgias de emergência ou cirurgias cardíacas, transfusões para pacientes com câncer ou outras doenças graves. Por isso, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, falou o quanto o apoio da sociedade é fundamental para atender a demanda hospitalar. “Precisamos que os jovens saibam como é simples ajudar. Afinal, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas”. Até o fim de 2022, a Blitz será realizada em outras 13 instituições públicas e privadas de Passo Fundo.

Doações no HSVP
O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. E uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento prévio de grupos. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RS)

Compartilhe

Você também pode gostar: