O Canal Universal estreou no dia 11 de setembro, às 22h, a primeira série de ficção original sobre a área da saúde: Unidade Básica. A série, produzida pela Gullane e dirigida por Carlos Cortez e Caroline Fioratti, retrata a rotina de uma Unidade Básica de Saúde da periferia de São Paulo. A produção contou com a consultoria de profissionais do Hospital Sírio-Libanês para a escolha e abordagem dos temas que compõem os oito episódios da primeira temporada.
O roteiro de Unidade Básica é de Newton Cannito e a produção da série teve o apoio do Hospital, que é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS). O Hospital Sírio-Libanês também é um dos patrocinadores da série.
A consultoria para a série incluiu, ainda, uma oficina de trabalho com um grupo de docentes dos Projetos de Apoio ao SUS executados pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.
“A série irá mostrar o importante trabalho feito nas Unidades Básicas de Saúde, reconhecendo sua relevância dentro da estrutura de assistência às famílias atendidas pela rede pública”, explica o CEO do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap. “É importante levar ao conhecimento do público os desafios vividos e o comprometimento desses profissionais em todo o País.”
“Estamos muito orgulhosos de produzir uma série brasileira que fala sobre a humanização da medicina”, diz Fabiano Gullane, sócio-diretor da produtora Gullane.
O universo de Unidade Básica
Assim como na vida real, a Unidade Básica da série conta com equipe médica, enfermeiros e um agente comunitário, o Malaquias (Vinícius de Oliveira), que auxilia o Dr. Paulo (Caco Ciocler) e a Dra. Laura (Ana Petta) a conhecer e entender o entorno familiar dos pacientes a fim de identificar as causas e eventuais soluções para cada caso. Beth (Carlota Joaquina) é enfermeira e gestora da UBS e Samara (Bianca Müller) é a estagiária.
O enredo da série gira, inicialmente, ao redor das diferenças entre o modelo de atendimento do experiente Dr. Paulo, que acredita na medicina humanizada, e da recém-formada Dra. Laura, que enxerga a medicina como uma ciência exata, discussão recorrente entre profissionais da área.
Em cada episódio, a equipe tem de lidar com um caso diferente que retrata situações com as quais a equipe da UBS lida todos os dias, como pacientes com diabetes, infecções, hipertensão arterial e nível sanguíneo de colesterol alto. São exemplos de patologias que acometem a maioria da população e que podem ser facilmente tratadas por meio de um acompanhamento na UBS.
PERSONAGENS:
Dr. Paulo (Caco Ciocler)
Trabalha na Unidade Básica há 15 anos e acredita que pode mudar a vida das pessoas da comunidade através de uma medicina mais humanizada.
Dra. Laura (Ana Petta)
Médica recém-formada que deseja se especializar em Radiologia e Diagnóstico e vê sua passagem pela UBS como um “mal necessário” inerente à profissão.
Malaquias (Vinícius de Oliveira)
Agente Comunitário de Saúde nascido na comunidade que está sempre pronto para ajudar o Dr. Paulo a solucionar casos.
Samara (Bianca Müller)
Estagiária inteligente e preconceituosa, que considera a Unidade Básica apenas uma obrigação curricular.
Beth (Carlota Joaquina)
Enfermeira e gerente da UBS, está sempre em busca de novas formas e metodologias para aumentar a produtividade dos médicos, especialmente do Dr. Paulo.
Dr. Flávio (Ivo Müller)
Médico residente em cirurgia e namorado da Dra. Laura que compartilha de suas opiniões sobre a importância do distanciamento entre médico e paciente.
EQUIPE E ELENCO
Elenco: Caco Ciocler, Ana Petta, Carlota Joaquina, Bianca Müller, Vinícius de Oliveira e Ivo Müller
Criado por: Newton Cannito, Helena Petta e Ana Petta
Roteiro: Newton Cannito
Corroteirista: Marcos Takeda
Direção: Carlos Cortez e Caroline Fioratti
Produzido por: Caio Gullane, Debora Ivanov e Fabiano Gullane
Fonte: Hospital Sírio-Libanês