Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Referência em bariátrica, Hospital 9 de Julho promove curso com procedimento inovador e cirurgias ao vivo

O Hospital 9 de Julho (H9J) realiza nos dias 23 e 24 de junho, a 2ª edição do Curso Avançado de Cirurgia Bariátrica/Metabólica Master Medical Series para médicos cirurgiões. O objetivo é dividir o conhecimento e apresentar a evolução dos procedimentos cirúrgicos bariátricos como a gastroplastia endoscópica, uma cirurgia sem cortes feita por endoscopia. O evento contará com um corpo clínico, formado por alguns dos mais importantes especialistas do Brasil, com outros profissionais do País. Uma das participações mais esperadas do evento é a do Dr. Samer Mattar, presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

O Dr. Mattar falará sobre “O que há de novo nas intervenções bariátricas/metabólicas” destacando a gastroplastia endoscópica, que já está sendo iniciada no Brasil. Este procedimento já está em uso há mais de dois anos pelo mundo e recentemente o equipamento foi aprovado pela Anvisa para uso clínico no Brasil. Esta inovação é importante no tratamento cirúrgico da obesidade, já que é minimamente invasivo, feito por endoscopia, sem cortes e com a recuperação mais rápida do que as cirurgias bariátricas realizadas por vídeo laparoscopia.

Segundo Dr. Almino Ramos, cirurgião do aparelho digestivo, com experiência em cirurgia bariátrica do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, por serem consideradas técnicas cirúrgicas complexas, já que tratam da mudança na forma de digestão e de absorção de nutrientes, o ideal é que a bariátrica seja conduzida por profissionais qualificados e experientes nos possíveis efeitos adversos inerentes aos métodos. Entre elas estão os vazamentos de costuras (fistulas), sangramentos e a embolia pulmonar.  

Dentro deste contexto, o médico explica: “O Dr. Samer Mattar vai mostrar também o panorama da Bariátrica nos Estados Unidos, benchmarking em procedimentos de alta complexidade. Queremos levar aos colegas uma visão de fora sobre como está a evolução da técnica no mundo”, explica o Dr. Ramos.

O curso será ministrado por um grupo de cirurgiões bariátricos experientes e o público-alvo são principalmente médicos e residentes interessados em saber mais sobre as cirurgias bariátricas minimamente invasivas: “Nossa ideia é debater pontos de vista dos especialistas com foco em oferecer a opção terapêutica que melhor beneficie os pacientes”, afirma o Dr. Ramos ao lembrar a cirurgia é apenas um dos passos do tratamento, já que os pacientes precisam manter acompanhamento psicológico e nutricional por um longo período – antes e depois do procedimento.

Referência em conhecimento

No curso, os especialistas do Hospital 9 de Julho e convidados tratarão consensos sobre os tratamentos para as diferentes indicações clínicas de modo a torná-los mais seguros e efetivos para os pacientes. “Para nós, essa troca de experiências é muito rica. Todos ganham com profissionais mais bem preparados e atualizados sobre as melhores práticas”, salienta o Dr. Ramos.

A programação inclui o debate “Perspectivas de realização da cirurgia bariátrica/metabólica no Brasil para os próximos 10 anos” sobre as questões mais desafiadoras do ramo. Serão apresentados também duas cirurgias ao vivo, com os passos cirúrgicos mais indicados para evitar complicações, além de alguns casos clínicos.

Outro tema a ser abordado é o correto manejo terapêutico da esteatohepatite, doença relacionada ao acúmulo de gordura do fígado extremamente frequente e que pode determinar consequências graves como a cirrose do fígado.

As cirurgias bariátricas são indicadas para pessoas obesas com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima dos 35, com doenças associadas como diabetes, gordura no fígado, hipertensão e apneia do sono entre outras. O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. As intervenções têm diversas abordagens cirúrgicas (gastrectomia vertical, by-pass gástrico etc) e são indicadas conforme avaliação médica.

Fonte: Hospital 9 de Julho (H9J)

Compartilhe

Você também pode gostar: