Instituição, que conta com o maior parque de hemodiálise de Pernambuco, concluiu a instalação de 86 novas máquinas da B.Braun que atenderão pacientes do SUS e particulares
O Real Hospital Português (RHP), em Recife-PE, avançou em tecnologia e qualidade no tratamento de pacientes com doença renal crônica com a aquisição de 86 novas máquinas da multinacional alemã B. Braun, referência global em soluções médico-hospitalares. O investimento de aproximadamente R$ 6 milhões marca a renovação completa do parque de diálise crônica da instituição e permite a realização de aproximadamente 5.400 sessões mensais (ou 64.800 por ano), beneficiando mais de 450 pacientes regulares.
“Esse investimento reforça uma trajetória de quase cinco décadas dedicada à nefrologia no Real Hospital Português. Desde 1976, quando implantamos o primeiro serviço integrado de hemodiálise crônica e transplante renal da região e realizamos o primeiro transplante de Pernambuco e do Norte-Nordeste, a unidade vem crescendo de forma contínua. Hoje, com 49 anos de história, somos referência em assistência, ensino e capacitação técnica especializada, além de contarmos com o maior parque de hemodiálise do Estado e um programa de transplantes com resultados consistentemente acima da média nacional”, destaca o Dr Frederico Cavalcanti, gerente médico da nefrologia do RHP.
A modernização inclui 74 equipamentos de hemodiálise e 12 de hemodiafiltração (HDF), tecnologia de ponta utilizada para casos mais complexos e que exigem maior eficiência na remoção de toxinas do sangue. Desde a implantação, concluída em dezembro de 2024, o hospital já observa ganhos significativos em eficiência, segurança e conforto aos pacientes.
O projeto também envolveu a capacitação de mais de 100 profissionais da equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros e técnicos, garantindo a plena adoção da nova tecnologia e a continuidade de um atendimento alinhado às melhores práticas internacionais. A parceria com a B. Braun, iniciada em 2022, reforça a estratégia de longo prazo do Real Hospital Português de manter-se como referência em alta complexidade, com foco contínuo em inovação, eficiência operacional e qualidade assistencial.
“Sabemos que os pacientes criam uma conexão emocional com os equipamentos que utilizam durante anos. Por isso, oferecer máquinas modernas é fundamental para garantir qualidade de vida, segurança e confiança no tratamento. Com o fornecimento de equipamentos de diálise, nosso carro-chefe dentro do segmento que atuamos, reforçamos ainda mais nosso compromisso no cuidado com o paciente”, destaca Michael Dickscheid, vice-presidente da unidade de Aesculap e Avitum da B. Braun.
Tecnologia a serviço da saúde e da sustentabilidade
A introdução dos equipamentos de hemodiafiltração (HDF) marca um diferencial importante na experiência dos pacientes, especialmente os que exigem terapias mais avançadas. A tecnologia proporciona sessões menos exaustivas, com melhor recuperação e maior disposição, favorecendo a qualidade de vida dos usuários.
“A modernização do nosso parque de diálise representa um avanço importante em termos de qualidade e inovação. Sabemos o quanto é essencial que todos recebam tratamentos que aliam tecnologia de ponta e conforto, garantindo o máximo de segurança. A parceria com a B. Braun reflete a preocupação que temos com todos os nossos pacientes”, comenta Islan Moisalye, Superintendente Ambulatorial do Real Hospital Português.
Outro diferencial das novas máquinas está no compromisso ambiental: os equipamentos contam com uma função exclusiva de modo stand-by, que reduz o consumo de água quando não estão em operação, um avanço relevante em um processo que tradicionalmente demanda altos volumes de recursos naturais.
A renovação do parque de diálise do Real Português evidencia também o crescimento da B. Braun no mercado nacional. Com mais de 57 anos de atuação no Brasil, a empresa tem se consolidado como parceira estratégica de instituições de saúde que buscam elevar seus padrões tecnológicos e assistenciais.
“Ao optar por equipamentos de ponta, a instituição reafirma seu papel como referência no setor, além de inspirar outros centros médicos da região a seguirem o exemplo, mostrando que investir em tecnologia premium é essencial para oferecer inovação, qualidade e segurança aos pacientes. Essa decisão fortalece a mensagem de que esses diferenciais, aliados à sustentabilidade, são indispensáveis no cuidado com a saúde”, conclui Dickscheid
A parceria entre o Real Hospital Português e a B. Braun fortalece ainda mais a excelência da instituição em nefrologia, unindo tradição médica e inovação tecnológica. Com a renovação total do parque de hemodiálise, a B. Braun passa a integrar o maior e mais moderno serviço do tipo em Pernambuco, contribuindo diretamente para a segurança, o conforto e a qualidade do tratamento oferecido aos pacientes. A união entre duas referências em suas áreas reforça o compromisso do RHP com a assistência de alto nível e com a ampliação do acesso à saúde especializada no Estado.