Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Quem disse que o ano só começa após o Carnaval?

A Santa Casa de Maceió já teve muitos acontecimentos em 2015, o ano da Acreditação Internacional

O tempo é precioso num hospital que busca a excelência de resultados para alcançar objetivos surpreendentes. A Santa Casa de Maceió caminha rumo à Certificação Canadense, como a grande meta a atingir em 2015. Então não dá para esperar que o ano comece só após o carnaval. Para todos os que fazem a Santa Casa, 2015 já começou com grandes acontecimentos desde os primeiros dias de janeiro.

Entre as novidades que viraram manchete nesse início de ano, destaque para o anúncio da vinda à Alagoas do presidente da Associação Nacional do Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin. O executivo entregará à Santa Casa de Maceió o título de Hospital Associado Titular, confirmando a instituição como a primeira Santa Casa do País e o primeiro hospital alagoano a ter assento naquele colegiado.

Entre as manchetes, destaque ainda para a visita de avaliação que manteve a Santa Casa de Maceió no Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA); a visita da superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, confirmando a avaliação positiva dos técnicos do Instituto Qualisa de Gestão; o lançamento do Programa de Relacionamento Hospitalidade; a seleção da nova turma de médicos residentes e a formatura da Residência Médica, que entregou à sociedade novos 11 médicos com pós-graduação.

E tem mais: a notícia de que a Santa Casa de Maceió zerou em 2014 o passivo de empréstimos que possuía com a rede bancaria; as sensibilizações com colaboradores em preparação para a Avaliação de Desempenho e o anúncio que em abril ocorrerá a primeira progressão salarial com base nos critérios do Plano de Cargos e Carreiras (PCC). (Ufa!)

Acreditação com Excelência – Nível 3

O ano começou com a visita de avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) para manutenção do nível 3, que manteve a Santa Casa de Maceió como hospital Acreditado com Excelência.

A avaliação deste ano contou com a presença de ninguém menos que a superintendente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a médica Maria Carolina Moreno, que esteve em Maceió para acompanhar os trabalhos.

Além de manter o selo Acreditado com Excelência, os avaliadores do IQG anunciaram, sob aplausos dos colaboradores, que as avaliações deixarão de ser semestrais e passarão a ser anuais.

“Comprovamos a consolidação dos processos da Acreditação nesta instituição, daí o espaçamento nos intervalos das avaliações”, justificou o médico Felipe Folco Telles de Oliveira, líder da equipe de avaliadores do IQG.

Já a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, frisou que “a instituição utiliza os princípios da qualidade na assistência aos pacientes e vem conseguindo envolver sua equipe multidisciplinar e colaboradores de diversas áreas na gestão da qualidade e na prestação da assistência segura ao paciente. É perceptível como os profissionais se mostram proativos na melhoria contínua dos processos”, disse a executiva.

Anahp

Em solenidade no próximo dia 27, o presidente da Anahp, Francisco Balestrin, entregará à Santa Casa de Maceió uma placa comemorativa confirmando o título de Hospital Associado Titular. É um feito e tanto, considerando que se trata da primeira Misericórdia brasileira a ingressar na Anahp, entidade que reúne os 70 principais complexos hospitalares do país e cujas receitas, somadas, chegam a estratosféricos R$ 20 bilhões.

“A Santa Casa de Maceió é a primeira Santa Casa do país a conseguir a condição de associado titular na Anahp após conseguir o nível 3 da ONA. A instituição está pronta para a acreditação canadense, isto é um espetacular sinal, uma evolução clara, que é resultado do comprometimento da Alta Gestão, dos diretores, gerentes e de todas as pessoas que fazem o hospital”, enfatiza Balestrin.

Iniciativas

Entre os vários projetos em andamento na Santa Casa de Maceió, dois são focados no colaborador: o Programa de Relacionamento Hospitalidade, a Avaliação de Desempenho e o Plano de Cargos e Carreiras.

O primeiro, articulado pela Gerência de Markerting e Unidades Ambulatoriais, destina-se a qualificar as equipes que atuam na linha de frente do atendimento ao paciente buscando manter um relacionamento antes, durante e após a alta hospitalar, focando-se, sobretudo, no encantamento do cliente.

O segundo integra a política da Gerência de Gestão de Pessoas para implantar a cultura da meritocracia na instituição, onde os que apresentem melhor desempenho sejam reconhecidos de diversas formas, inclusive, com a progressão salarial, cuja primeira ocorrerá em abril. Receberão aumento salarial de 3,5% os colaboradores que atenderem aos critérios do PCC.

Para finalizar, destaque para o informe da Diretoria Administrativo-Financeira da Santa Casa de Maceió que zerou em 2014 o passivo de empréstimos contraídos junto à rede bancaria nos últimos anos. O montante caiu de R$ 6,792 milhões em 2011 para zero em 2014. Ficou mantida apenas a linha de financiamento para compra de materiais e equipamentos junto ao Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Fonte: Santa Casa de Maceió  – 23.02.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: