Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Qualidade na assistência à saúde marca a trajetória do HSVP Passo Fundo

Hospital São Vicente de Paulo festeja 106 anos sendo o maior do segmento no interior do Rio Grande do Sul

Da mesma forma que uma pessoa comemora a passagem do aniversário com familiares e amigos, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo festeja mais um ano junto dos colaboradores e da comunidade. Afinal, 106 anos de história, construídos a muitas mãos, merecem um destaque especial. 

Tudo começou em 24 de junho de 1918 por iniciativa do Padre Rafael Iop que, com apoio dos membros da Sociedade de São Vicente de Paulo e das senhoras do Apostolado da Oração, fundou um espaço para acolher os doentes da gripe espanhola. Na época, não se tinha dimensão do impacto que a decisão teria nos dias atuais. Hoje, é impossível falar de Passo Fundo sem mencionar o HSVP, pois os serviços e as ações do Hospital ajudaram a impulsionar o desenvolvimento regional.

REFERÊNCIA ASSISTENCIAL

A trajetória do Hospital está marcada pela qualidade da assistência à saúde prestada por todos os profissionais que atuam na Instituição. Atualmente, são 3.816 colaboradores e um Corpo Clínico de mais de 900 médicos. O trabalho da Enfermagem, por exemplo, representa 40% do quadro funcional e o alicerce do cuidado e da humanização. São 1.645 pessoas, entre auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros, que se dedicam, todos os dias, a cuidar do bem mais precioso: a vida.

Referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes, o São Vicente de Paulo está consolidado como a maior Instituição Hospitalar do interior do Rio Grande do Sul com três unidades de atendimento na Teixeira Soares, na Uruguai e de Relacionamento no Passo Fundo Shopping. Possui cerca de 700 leitos de internação, 26 salas de cirurgia, 66 consultórios e, só no ano passado, atendeu em torno de 250 mil pessoas e realizou mais de 1 milhão e 650 mil exames laboratoriais e de imagem. 

NÚMERO 1 NAS ESPECIALIDADES

O Hospital também é o número 1 na região quando o assunto é especialidades, já que a sua equipe médica e multidisciplinar está preparada para atender casos de média e alta complexidade. Por estes motivos, se tornou referência também nas áreas de Urgência e Emergência, Cardiologia, Hemodinâmica, Radiologia, Oncologia Adulto e Infantojuvenil, Gestação de Alto Risco, Terapia Nutricional, Nutrição Enteral e Parenteral, Neurologia e Neurocirurgia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Hemoterapia, Nefrologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Robótica Ortopédica, Abdominal e Torácica e na Captação e Transplantes de Órgãos e Tecidos Musculoesqueléticos. 

Neste aniversário, o presidente José Miguel Rodrigues da Silva agradece aos pacientes e familiares pela confiança depositada em cada um dos profissionais, funcionários, médicos, estudantes, diretores, gestores, parceiros e voluntários, que atuam no hospital. Também parabeniza os colaboradores pelo comprometimento, pela dedicação, pela entrega e pelo amor com que exercem suas funções. “Sem cada uma dessas pessoas não haveria conquistas para serem comemoradas nas áreas de assistência à saúde, de ensino e pesquisa, nas ações filantrópicas e comunitárias. Além disso, evoluímos bastante na parte de gestão, com melhorias de infraestrutura, compra de equipamentos, no cuidado com os recursos humanos e também do meio ambiente”. 

Fonte: Hospital São Vicente de Paulo (RS)

Compartilhe

Você também pode gostar:

Einstein lança graduação em Psicologia

Além de uma formação generalista completa, programa oferece ênfases em avaliação psicológica, psicologia clínica e promoção da saúde e bem-estar  O Ensino Einstein terá uma nova graduação em 2025: Psicologia.

Leia mais