O Pronto-socorro do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos é referência nacional no atendimento de casos de infarto agudo do miocárdio. Em um local em que tempo é fator primordial para salvar vidas, a instituição segue protocolos internos baseados em diretrizes internacionais.
Nos últimos cinco anos, 4.335 pacientes com queixa de dor torácica deram entrada no PS e foram atendidos de acordo com o que prevê a norma. Em 74 deles, o quadro clínico era de infarto. Todos foram devidamente tratados e não apresentaram quaisquer sequelas.
Equipe treinada e boa infraestrutura para realizar as intervenções necessárias são os pontos fortes ressaltados pelo chefe da equipe médica do PS, Pedro Ivo Monteiro Pacheco.
De acordo com o médico, os bons resultados do hospital em intervenções por meio de cateterismo, cineangiocoronariografia, angioplastia e colocação de stents estão diretamente relacionados à integração da equipe e a um laboratório de excelência na área de hemodinâmica.
Aliado a este protocolo, a instituição também obedece ao critério baseado em classificação de risco, que segrega já na recepção do PS os casos de urgência e segmenta os pacientes em três níveis de gravidade.
A fim de manter essa excelência em atendimento, o Pronto-socorro do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos vem se modernizando ao longo dos últimos anos para oferecer assistência diferenciada a seus pacientes com a melhor infraestrutura, corpo clínico e tecnologia hoje disponíveis no setor da saúde.
De acordo com Pacheco, o local é equipado para atender praticamente todas as especialidades da Medicina. “Realizamos exames sofisticados tanto para diagnóstico quanto em procedimentos emergenciais de tratamento”, salienta o médico.