Além de novas vagas voltadas à assistência direta aos pacientes, o crescimento e as transformações vividas pelo mercado de saúde também geram demanda crescente por profissionais capacitados em gestão. Mesmo com a manutenção do foco no paciente, a complexidade do sistema de saúde torna cada vez maior a busca por profissionais capazes de relacionar este aspecto com princípios de administração, incorporação e tecnologia, inovação e comunicação, entre outros.
O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) possui cursos, entre pós-graduação, mestrado e especializações voltados à gestão, para os quais vem registrando um número cada vez maior de interessados.
Na área de pós-graduação, o curso de especialização em Gestão da Atenção à Saúde, desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), busca capacitar profissionais para conduzir e implementar estratégias que atendam às novas demandas da área da saúde, tendo uma gestão compromissada e de alto desempenho à frente de organizações públicas e privadas. A especialização está com inscrições abertas para os interessados em cursá-las em 5 regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins.
O Mestrado Profissional Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde, que também conta com a parceria com a FDC, ainda tem aprovação pela CAPES (Área de Saúde Coletiva). O programa é voltado para atender às necessidades de profissionais interessados em inovar, transformar e melhorar a qualidade do cuidado em saúde, contribuindo para a transformação da realidade da saúde no Brasil.
“Precisamos ter profissionais cada vez mais preparados para atender todas as necessidades atuais e, também, as mudanças que vão acontecer. Por isso, o objetivo é que os alunos desenvolvam senso-crítico reflexivo e curiosidade para questionar realidades. Desta forma, tornam-se agentes transformadores no ambiente ontem atuam”, afirma Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de Ensino do IEP/HSL.
A atuação do IEP/HSL também se estende ao aperfeiçoamento profissional da rede pública de saúde. Por meio de parceria com o Ministério da Saúde, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), o Instituto capacitou no triênio 2012-2014, mais de 21 mil profissionais da rede pública de saúde, de todas as regiões do país.
Ao todo são 11 cursos: Especialização em Gestão de Emergências no SUS; Gestão de Emergências em Saúde Pública (GESP); Gestão de Vigilância Sanitária (GVISA); Gestão Federal do SUS; Processos Educacionais da Saúde; Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente; Educação na Saúde para Preceptores do SUS; Formação de Gestores e Preceptores de Residência Médica e Projeto Gestão da Clínica no SUS (GCSUS), que inclui três cursos de especialização: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde; Regulação em Saúde no SUS; e Educação na Saúde para Preceptores do SUS.
“Fechamos 2014 com a nossa meta alcançada. E queremos dar continuidade a esta proposta de capacitação dos profissionais, em benefício da qualidade da atenção à saúde no SUS. Sabemos da importância e do impacto dessa ação realizada em parceria com o Ministério da Saúde”, finaliza Padilha.
Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 21.01.2015