Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Pró-Cardíaco investe no diagnóstico de uma das principais causas de morte no Brasil

Combinação de exames aumenta a confiança na interpretação de casos complexos da doença das artérias coronárias

A doença das artérias coronárias, uma das principais causas de morte no Brasil, resulta no acúmulo de depósitos gordurosos na parede dos vasos sanguíneos muitas vezes difíceis de serem descobertos. Acompanhando os avanços de diagnósticos e tratamentos na área, o Pró-Cardíaco investiu na combinação de exames em que as imagens geradas possibilitam uma maior capacidade de identificação da presença da doença coronariana significante, além de aumentar a detecção do vaso responsável pelos sintomas dos pacientes.
Em termos técnicos, a nova workstation do serviço de medicina nuclear do Hospital permite a integração de exames de cintilografia miocárdica obtidos no equipamento de Spect-CT Symbia T2 com os de tomografia computadorizada realizadas no CT de 64 detectores da Radiologia, através da união via PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). Na prática, a novidade resulta em melhor posicionamento para casos de tomadas de decisões complexas e importantes sobre pacientes que precisam colocar ou já colocaram o stent coronário. A combinação das avaliações permite, por exemplo, sanar dúvidas sobre as artérias obstruídas e realizar uma correlação anatômica funcional das obstruções que possam limitar a chegada de sangue. Em cerca de 10 minutos o exame é finalizado, e a análise dos resultados e o laudo ficam prontos em três dias úteis.
“O Pró-Cardíaco passa a ter a capacidade de unir uma cintilografia miocárdica com toda a moderna técnica de aquisição ultra-rápida das imagens, mais a correção de atenuação para melhorar as mesmas. Permite um entendimento maior ao paciente sobre o que está acontecendo com o seu coração, aumenta a confiança na interpretação de casos mais complexos e garante mais segurança na incisão coronariana”, resume o chefe do setor de medicina nuclear do Hospital, Dr. Claudio Tinoco Mesquita.
Sobre o Pró-Cardíaco
Inaugurado em 9 de novembro de 1959, o Hospital Pró-Cardíaco tem suas atividades voltadas para a alta complexidade, e mais recentemente para ultra complexidade como implante de coração artificial somando qualidade assistencial e inovação. A tecnologia de última geração e excelência de corpo clínico e funcional tornou o hospital sinônimo de modernidade, atendimento humanizado, personalizado e, principalmente, referência no atendimento cardiológico e de terapia intensiva. Em 2012, a instituição obteve a certificação pela Accreditation Canada International – modelo de atendimento transdisciplinar, tornando-se a primeira Unidade no Brasil a receber a acreditação para o processo de atendimento ao paciente com AVC. 

Fonte: Hospital Pró-Cardíaco – 08.11.2013
Compartilhe

Você também pode gostar: