Quando chega nessa época do ano, muitas pessoas começam a se programar para fazer a vacina contra a gripe, pois a aplicação tem de ser feita com antecedência de até 15 dias para surtir efeito no período desejado, ou seja, quando baixam as temperaturas e aumentam os riscos de gripe, principalmente em idosos e crianças.
Para este ano, a novidade é a primeira vacina contra quatro cepas do vírus Influenza, da gripe, já aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) — dois tipos da A e dois da B, aumentando as chances de proteção contra a doença. Internacionalmente conhecidas como Fluarix Tetra (GSK) e Vaxigripe Tetra (Sanofi), a formulação tetravalente está disponível somente na rede privada, que continuará oferecer a vacina trivalente. A principal vantagem é a inclusão de mais um tipo de cepa do vírus influenza B.
As cepas das vacinas da gripe são determinadas pela Organização Mundial da Saúde, responsável pelas pesquisas sobre os tipos de vírus que “estão no ar”. As cepas são especificas para o Hemisfério Sul 2015 são: Um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1); Um vírus similar ao vírus influenza A/Switzerland/9715293/2013 (H3N2); Um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013 like.
As vacinas influenza quadrivalente deverão conter um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008, adicionalmente aos três tipos de cepas das trivalentes. A vacina até então oferecida pelas clínicas e pelo governo era a trivalente, com proteção contra três cepas do vírus — dois da influenza A e um da B. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização atual pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 75% a mortalidade por complicações do vírus influenza. Em Porto Alegre, um dos pontos onde a vacina poderá ser encontrada a partir da segunda quinzena de março é a Clínica de Vacinas do Mãe de Deus Center – Rua Soledade, 569.
Fonte: Hospital Mãe de Deus – 13.03.2015