Com uma trajetória marcada por inovações e dedicação, a especialidade do maior hospital pediátrico do país se consolida como referência nacional em procedimentos de alta complexidade
O Pequeno Príncipe, que é o maior e mais completo hospital pediátrico do país, comemora, em 2025, os 30 anos do Serviço de Otorrinolaringologia, dedicado ao atendimento exclusivo de crianças e adolescentes. Embora a especialidade esteja presente na instituição desde a década de 1930, com foco em doenças que afetam as vias aéreas superiores, a audição e a fala, foi formalmente estruturada em 1995, quando se consolidou como um centro de excelência no atendimento pediátrico.
Pioneirismo
Reconhecido nacionalmente, o serviço foi o primeiro do Brasil habilitado pelo SUS para realizar implantes cocleares, atendendo a casos complexos com uma equipe especializada e inovadora. Ao longo destas três décadas, tem recebido pacientes de todo o Brasil.
Formação de profissionais
Além de sua excelência técnica, o serviço também é referência na formação de médicos residentes e especialistas. Se destaca ainda pelo programa de fellowship em otorrinolaringologia pediátrica, um dos dez do Brasil.
O compromisso com a saúde e com a excelência faz do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe um modelo no cuidado infantojuvenil no Brasil. “Somos um dos principais serviços infantis do país pelo SUS. E, além de sermos referência nacional em assistência, também nos tornamos referência acadêmica. Hoje, nosso programa de pós-graduação é o mais completo do Brasil, atuando em todas as áreas e tipos de doenças do nariz, ouvido e garganta da infância, desde as mais simples até as mais complexas”, enfatiza o otorrinolaringologista Rodrigo Guimarães Pereira do Hospital Pequeno Príncipe.
Sobre o Pequeno Príncipe
Com sede em Curitiba (PR), o Hospital Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil. Há mais de cem anos, a instituição filantrópica e sem fins lucrativos oferece assistência hospitalar humanizada e de alta qualidade a crianças e adolescentes de todo o país. Referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, realiza transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea, além de atender em 47 especialidades pediátricas com equipes multiprofissionais.
Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Hospital promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, foram realizados cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. Reconhecido como hospital de ensino desde a década de 1970, já formou mais de dois mil especialistas em diferentes áreas da pediatria. Além disso, sua atuação em assistência, ensino e pesquisa – conforme o conceito Children’s Hospital, adotado por grandes centros pediátricos do mundo – tem transformado milhares de vidas anualmente, garantindo-lhe reconhecimento internacional. Em 2024, foi listado como um dos cem melhores hospitais pediátricos do mundo e, pelo quarto ano consecutivo, foi apontado como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina pela revista norte-americana Newsweek.
Fonte: Hospital Pequeno Príncipe