O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove nos dias 18 e 19 de agosto o Curso Clínico-Radiólogico das Patologias Musculoesqueléticas do Membro Superior. O objetivo é capacitar médicos e profissionais da saúde, para que aprimorarem a interpretação dos exames de imagem, em benefício do diagnóstico e tratamento corretos das patologias ortopédicas.
O médico ortopedista Marcelo Rosa de Rezende, um dos coordenadores do curso, explica que os vários exames de imagem hoje disponíveis acompanham a evolução tecnológica e a cada dia se tornam mais sofisticados. Com isso, as informações que oferecem e a forma de obtê-las também mudam rapidamente, o que demanda o acompanhamento dessas inovações por parte dos profissionais.
“Usualmente, os exames de imagem são solicitados para confirmar um diagnóstico, saber a extensão de uma lesão, quais as estruturas foram danificadas. Além disso, indicam o tratamento, que pode ser uma imobilização, uma reabilitação ou uma cirurgia, o que torna a interpretação das informações algo fundamental. É essencial ao médico, mesmo não sendo da área radiológica, ter o mínimo de conhecimento para saber se o exame foi bem-feito e avaliar a imagem que vê. Ao agregar esse conhecimento, ele passa confiança aos seus pacientes”, salienta o coordenador.
O conhecimento nessa área também repercute nos custos, uma vez que os vários tipos de exames possuem valores diferentes. “Às vezes se chega a um diagnóstico com um ultrassom. Em outras ocasiões, é necessária uma ressonância. Saber qual exame pedir a partir das queixas do paciente tem impacto financeiro”, diz. Dr. Marcelo Rezende ainda ressalta que a qualidade de um exame evita repetições e, consequentemente, os custos também são reduzidos. “Um exame malfeito ainda pode levar a um tratamento equivocado”, destaca.
Toda a infraestrutura do Hospital Sírio-Libanês, como centro de referência em radiologia, será colocada à disposição dos participantes, com o que há de mais atual em imagem musculoesquelética do membro superior. O curso, que também conta com a coordenação do médico radiologista Marcelo Bordalo, estabelecerá as diferenças entre essas tecnologias e a sua aplicação no diagnóstico, auxiliando médicos clínicos e cirúrgicos (ortopedistas, radiologistas, fisiatras e neurologistas), além de outros profissionais da saúde, na assistência aos pacientes e na tomada das melhores decisões.
Serviço: Curso Clínico-Radiológico das Patologias Musculoesqueléticas do Membro Superior
Local: Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP