A Beneficência Portuguesa de São Paulo realiza, dia 11 de abril, o II Encontro Multidisciplinar de Câncer de Tireoide, no auditório do Hospital São José, em São Paulo. O evento, destinado aos profissionais da saúde, contará com debates sobre o tratamento clínico, cirúrgico e com iodo radioativo do câncer bem diferenciado da tireoide, além de discussões acerca da abordagem psicológica do paciente oncológico e a ligação entre a obesidade e a doença.
De acordo com o INCA, o câncer da tireoide pode ser considerado o mais comum na região da cabeça e pescoço e é três vezes mais frequente em mulheres. A médica nuclear Letícia Rigo, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que “o público feminino é mais sensível ao excesso de produção do hormônio TSH (controla a produção hormonal da tireoide desempenhando um papel vital no bom funcionamento do corpo humano), decorrente da deficiência crônica ou do excesso nutricional de iodo, como sal iodado, leite e ovos. Além de causas genéticas e epigenéticas ambientais, tais como a radiação.”
Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia indicam que aproximadamente 10% da população adulta têm nódulos tireoideanos, mas, desse número, cerca de 90% são benignos. A incidência da doença aumentou em 10% na última década, mas sua mortalidade diminuiu.
Tendo em vista a importância do tema, o grande destaque do evento será o debate das atualizações a respeito dos tratamentos da doença. “O II Encontro Multidisciplinar de Câncer de Tireoide é muito importante para atualização dos profissionais da saúde, visto que o câncer vem apresentando crescimento expressivo nas últimas décadas e se diagnosticado precocemente, aumenta as possibilidades de sucesso do tratamento”, explica Letícia.
Serviço
II Encontro Multidisciplinar de Câncer de Tireoide
Data: 11 de abril de 2015
Local: Auditório do Hospital São José – Rua Martiniano de Carvalho, 965 – Bela Vista, São Paulo
Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Sobre Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes
Em 2013, a instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no País, com os recursos mais avançados para o diagnóstico e tratamento. O Centro conta com áreas localizadas no Hospital São José e no Hospital São Joaquim, da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Constituído por um corpo clínico liderado por especialistas renomados nacional e internacionalmente, o Centro tem como premissa a abordagem interdisciplinar para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Sobre Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fundada em 1859, a Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.beneficencia.org.br) é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, contando com aproximadamente 7.500 colaboradores e 3.000 médicos, e com uma gestão baseada na qualidade assistencial, humanização, ensino e pesquisa, além de um corpo clínico formado por renomados especialistas. A instituição é referência no atendimento médico hospitalar em mais de 60 especialidades, como cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, ortopedia, urologia, entre outras. Atualmente, a Beneficência Portuguesa conta com três hospitais que somam mais de 1.200 mil leitos de internação. O Hospital São Joaquim, primeiro pilar da Instituição, realiza atendimento ao Pronto Socorro, UTIs, Internações e Cirurgias. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, que se destaca pelo atendimento oncológico com padrões internacionais, entre outras especialidades. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi criado com o objetivo de oferecer atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde, reforçando a responsabilidade social e carácter beneficente da Associação. Já em 2013, a Instituição criou o Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes para ser um dos maiores e mais completos núcleos de tratamento de câncer no país.
Fonte: Beneficência Portuguesa de São Paulo – 02.04.2015