No dia do coração, cuide melhor do seu

28 de setembro, 2018

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, vitimando 17,7 milhões de vidas anualmente. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o número de vítimas chegou a quase 384 mil em 2017.

Em 29 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração para divulgar a importância do controle dos fatores de risco para esse tipo de doença. De acordo com a instituição, mais de 80% das mortes prematuras por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas com uma dieta saudável, atividades físicas e sem o uso de cigarro.

Doenças desse tipo são geralmente associadas à velhice, mas elas decorrem, em grande parte, do efeito de hábitos ao longo de toda a vida. “Cerca de 70% da sua carga de colesterol é definida pela genética e os outros 30% pela alimentação. Porém, isso só se estabiliza por volta dos 20 anos de idade. O que você come na infância pode influenciar nos seus níveis de colesterol no futuro, e por isso é preciso cuidar desde cedo”, disse Vitor Salvatore Barzilai, médico cardiologista do Hospital Brasília.

Além do colesterol, são fatores de risco: a hipertensão arterial, o tabagismo, diabetes, estresse, sedentarismo e genética. A prática de hábitos saudáveis é capaz de controlar grande parte desses fatores. Porém, se sua família possui histórico de infarto, AVC ou outras doenças cardiovasculares, é importante procurar orientação médica. Em certos casos, o nível de colesterol e a pressão arterial devem ser controlados com medicamentos.

“Até os 40 anos de idade, você controla os riscos comendo direito e fazendo exercícios. Depois disso as chances de se desenvolver a doença aumentam pela própria idade”, conta Vitor.

Saiba como se prevenir:

Corte bebidas açucaradas – prefira água ou sucos não adoçados
Tente comer 5 porções de frutas e vegetais por dia
Mantenha o consumo de álcool abaixo da dose máxima diária: 30g, o equivalente a três copos de chopp ou a uma dose de destilado, como whisky
Faça pelo menos 30 minutos de atividades físicas moderadas, 5 vezes na semana.
Não fume, ou pare de fumar. Dentro de dois anos, seu risco de ter um ataque cardíaco diminui consideravelmente. Após 15 anos, seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares voltam ao normal.

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