Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Rafael adquire robô que realiza cirurgias à distância

A tecnologia na Medicina está transformando os cuidados com a saúde. Cada vez mais, unidades hospitalares estão investindo em equipamentos inovadores e modernos com o objetivo de oferecer mais saúde e qualidade de vida aos pacientes. Em Salvador, o Hospital São Rafael (HSR) traz para os baianos o Da Vinci SI, robô que pode realizar, com ainda mais segurança, cirurgias delicadas e de alta complexidade à distância, facilitando a vida de médicos e pacientes que costumam viajar para outro estado para ter acesso a este tipo de serviço.

De acordo com o diretor médico do HSR, Rafael Vita, “o equipamento tem quatro braços articulados que realizam movimentos de alta precisão, possibilitando a preservação de estruturas vitais do organismo: um deles possui uma câmera e os demais ficam livres para o manuseio dos instrumentos cirúrgicos. O médico, que estará na torre de vídeo visualizando imagens em 3D e com alta definição, comandará todo o procedimento, alcançando, através da tecnologia, áreas do corpo humano de difícil acesso. Ou seja, o robô irá reproduzir os mesmos movimentos das mãos e dos dedos humanos, de maneira sutil e precisa, em tempo real, impedindo qualquer tremor ou deslize”.

Ainda segundo Rafael Vita, o Da Vinci é indicado em procedimentos cirúrgicos nas áreas de urologia, cirurgia bariátrica e do aparelho digestivo, pâncreas e fígado, ginecologia, cirurgia do tórax, dentre outras. Sobre os benefícios do robô, destaca-se o fato de realizar procedimentos minimamente invasivos, com maior precisão, menos dor e desconforto no pós-operatório, menor risco de sangramento e tempo de internação, se comparados a uma cirurgia convencional.

Além disso, é importante ressaltar que a chegada do equipamento representa mais uma conquista para a Bahia, que caminha para a consolidação tecnológica no setor da saúde. Isso porque a unidade de saúde integra a Rede D’Or São Luiz, grupo hospitalar que possui o maior parque robótico do Brasil, tendo realizado mais de quatro mil cirurgias, através de procedimentos que oferecem equipamentos inovadores, modernos, com segurança e humanização no atendimento.

Compartilhe

Você também pode gostar: