Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Lucas realiza as duas primeiras cirurgias robóticas de Ribeirão Preto e região

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto realizou dia 27 de junho de 2019, as duas primeiras Cirurgias Robóticas, em hospital privado de Ribeirão Preto e região. O procedimento foi realizado por meio do robô DaVinci, em pacientes com câncer de próstata. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil. O Robô executa procedimentos cirúrgicos Urológicos, Ginecológicos e do Aparelho Digestivo.

“O Robô tem quatro “braços”: um deles oferece a fonte de luz e os outros três os bisturis e demais equipamentos necessários. São esses instrumentos que mudam de cirurgia para cirurgia. Todas, porém, são conduzidas por um médico preparado para isso. A Prostatectomia Roboticamente auxiliada diminui os riscos pós cirúrgicos que mais preocupam os homens: a disfunção erétil e a incontinência urinária, destaca o urologista Tiago Bovo, que realizou os procedimentos.

Mais de 85% dos pacientes recuperam a ereção e o número de casos de incontinência urinária cai para 2% após a cirurgia. O paciente, de 65 anos, tratava um Câncer de Próstata teve alta em 48 horas e está com excelente recuperação. Ele teve o processo pós-operatório acelerado em até cinco vezes. O segundo um paciente de 44 anos, teve alta em 36 horas após o procedimento e também teve uma recuperação sem qualquer intercorrência.

Aumentar a performance do cirurgião é uma vantagem do DaVinci, pois ele propicia melhores movimentos durante o procedimento, chegando a 360° de rotação, e possibilita uma atuação mais precisa devido às imagens Full HD em 3D, que permitem ao médico avaliar melhor a anatomia dos vasos e estruturas, ressalta o Dr. Pedro Palocci, presidente do Grupo São Lucas.

A Cirurgia Robótica se destaca, principalmente, pelos benefícios ao paciente: incisões menores; redução de dor e de sangramento; diminuição dos riscos de transfusão e infecção e redução no tempo de internação no hospital. Na cirurgia convencional há mais troca de calor e perda de fluidos. Normalmente, o paciente fica 24 horas na UTI para recuperação, em seguida vai para o apartamento e recebe alta após 72h. Na cirurgia robótica, ele vai direto para o quarto e, habitualmente, pode ir para casa em 48 horas.

A tecnologia, instalada em maio deste ano, garante ainda mais vantagens aos usuários, como mais segurança, estabilidade, precisão nos procedimentos e riscos menores de sangramento. O Hospital busca trazer sempre o que há de mais novo para a nossa assistência. Estudos preliminares apontam que será possível concluir de 10 a 20 cirurgias robóticas por mês, ressalta o médico Pedro Palocci, presidente do Grupo São Lucas.

Compartilhe

Você também pode gostar: