Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital São Lucas realiza a primeira cirurgia robótica em criança de Ribeirão Preto e região

Hospital é o quinto centro do Brasil capacitado para a realização dos procedimentos robóticos urológicos na população pediátrica.

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto realizou dia 14 de setembro a primeira cirurgia robótica em criança do interior do estado de São Paulo. O procedimento cirúrgico reconstrutivo foi realizado pelo Dr. Yuri Dantas Nobre e equipe, para corrigir uma Estenose da Junção Ureteropiélica (Estenose da JUP), uma das principais causas de obstrução renal na infância.

A paciente, uma criança do sexo feminino, de 4 anos, apresentava dilatação do rim identificada desde o acompanhamento pré-natal (Hidronefrose Antenatal), que veio se intensificando após o nascimento, levando a piora da função renal devido a obstrução. A criança foi submetida ao procedimento de reconstrução da área obstrutiva com o auxílio do robô DaVinci. Com pouco mais de duas horas de duração, o procedimento transcorreu dentro do previsto e a criança apresentou uma excelente evolução, recebendo alta hospitalar 24 horas após a intervenção cirúrgica.

Com a realização desta primeira cirurgia, o Hospital São Lucas de Ribeirão Preto torna-se o quinto centro do Brasil capacitado para a execução dos procedimentos urológicos robóticos na população pediátrica. Anteriormente somente São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre haviam realizado intervenções semelhantes.

Segundo o Dr. Yuri Dantas Nobre, a aplicação da cirurgia robótica na população pediátrica é muito gratificante, pois o procedimento oferece inúmeros benefícios aos pacientes, como menores incisões que demandam menos dor pós-operatória e recuperação mais rápida das atividades. Para os cirurgiões, alguns detalhes do procedimento cirúrgico são grandes diferenciais, como a delicadeza, precisão e firmeza dos movimentos das pinças robóticas, sua grande amplitude de movimentação, assim como a visão em 3 dimensões e a capacidade de magnificação da imagem em até 15 vezes.

Dentre as cirurgias realizadas por robô dentro da urologia pediátrica, estão a pieloplastia (correção de estenose de junção ureteropiélica), reimplante ureteral (correção de refluxo vesicoureteral), nefrectomias parciais (por tumor ou ausência de função), além das anastomoses uretero-ureterais (nos casos de duplicidade do sistema coletor).

Estenose da JUP- Obstrução congênita da junção ureteropiélica (JUP) pode ser definida como restrição ao fluxo urinário da pelve em direção ao ureter que, se não for tratada, pode provocar deterioração progressiva da função renal. Acomete todos os grupos pediátricos, com incidência de 1 caso/1.500 nascimentos, com predominância no sexo masculino em relação ao sexo feminino. Ocorre mais frequentemente no lado esquerdo, sendo bilateral em até 40% dos casos. Obstrução de JUP é a causa mais comum de hidronefrose antenatal, correspondendo a até 48% dos casos de dilatação do trato urinário.

O Dr Yuri Dantas Nobre é Doutor em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. Fellowship em Urologia Pediátrica na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
Para a cirurgia Robótica em Urologia já estão certificados e atuando hoje no Hospital São Lucas os seguintes médicos: Dr. Armando dos Santos Abrantes; Dr. Fernando de Freitas Garcia Caldas; Dr.Gilfred Canuto Pereira; Dr. Luis Cesar Zaccaro da Silva; Dr. Marcelo Baptistussi; Dr. Rafael Bozzo Tacino; Dr. Tiago Boreli Bovo e Dr. Yuri Dantas Nobre.

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto inaugurou dia 27 de junho de 2019 o Serviço de Cirurgia Robótica com a realização das duas primeiras Cirurgias Robóticas, em hospital privado de Ribeirão Preto e região. Até o dia 15 de setembro já foram realizadas 39 cirurgias com o Robô. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil. O Robô executa procedimentos cirúrgicos Urológicos, Ginecológicos e do Aparelho Digestivo. O Hospital São Lucas, o Hospital Ribeirania, o Hospital Especializado, a Med Medicina Diagnóstica e o Centro Médico do Hospital São Lucas, compõem o Grupo São Lucas. Associado à Hospital Care desde 2017.

Compartilhe

Você também pode gostar: