Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Paula apresenta tecnologia portátil que diagnostica apneia do sono

Nova tecnologia possui custo inferior a polissonografia tradicional e pode ser realizada em casa pela metade do tempo de sono

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, acaba de lançar um serviço inovador aos pacientes que sofrem de apneia do sono, um dos distúrbios mais comuns na atualidade. Em parceria com o centro credenciado da Biologix, o hospital passa a oferecer o exame de apneia do sono com a tecnologia Oxistar, um sensor preso ao dedo indicador que transmite os dados do paciente por meio de bluetooth ao aplicativo instalado no smartphone do paciente, dispensando a necessidade de fios.

O dispositivo traz, também, um sensor de actigrafia, que avalia os movimentos e permite identificar se o paciente está dormindo ou acordado. O exame apresenta resultados a partir de 4 horas de sono e os laudos podem ser acessados a qualquer momento pelo paciente e pelo médico via aplicativo.

A tecnologia tem aprovação da Anvisa, do Inmetro e da Anatel. No ano passado, obteve o apoio do Programa PIPE/PAPPE Subvenção, que reúne recursos dos programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP e de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a inserção de um produto inovador no mercado. Também foi apresentado no Congresso ATS2018, em San Diego (Califórnia, EUA).

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) a apneia do sono é um grave problema de saúde pública e os dados de prevalência desta doença são alarmantes. Em estudo na cidade de São Paulo, 26% dos motoristas de caminhão tinham alto risco de ter apneia do sono e a maioria admitiu que já tinha cochilado no volante. Em outro estudo também na cidade de São Paulo, 32,8% da população geral tinha apneia do sono.

Até hoje, o diagnóstico de apneia do sono era feito através de um exame chamado polissonografia no qual o paciente dormia em uma clínica, numa sala monitorada e com eletrodos espalhados por todo o corpo de maneira a não atrapalhar a movimentação durante a noite. Quem tinha dificuldade de dormir fora de casa podia realizar a polissonografia domiciliar, ou seja, o mesmo exame dentro de casa com monitoramento de oito horas, em média.

De acordo com o chefe de Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Santa Paula, Luiz Fernando Lobo, a nova tecnologia vai facilitar a adesão ao tratamento, uma vez que na polissonografia tradicional muitos pacientes se recusam ou não podem fazer por não terem condições de dormir fora de casa. “Queremos mostrar as vantagens de usar este aparelho e ajudar pessoas a descobrirem seus problemas relacionados ao sono. Estamos diante de uma ferramenta revolucionária identificada no HSP Inovalab, plataforma do hospital para o desenvolvimento de novos produtos e ideias para a área hospitalar”, diz o médico.

O médico explica que, na rede pública, o exame pode levar a 5 meses na fila de espera. Na rede privada, o preço de uma polissonografia tradicional gira em torno de R$ 2,5 mil. Já o exame da Biologix apresenta de 10 a 15% do preço da polissonografia, com a possibilidade de que ele seja realizado por duas noites, para confirmação do diagnóstico.

Para realizar o exame é preciso agendar uma consulta com um especialista – como cardiologista, buco maxilar, otorrinolaringologista, neurologista ou endocrinologista – do Hospital Santa Paula. O aparelho é retirado no centro ambulatorial do hospital e o resultado fica pronto no momento que o paciente acordar.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. É acreditado da ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Compartilhe

Você também pode gostar: