Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Santa Paula adere à campanha mundial da segurança do paciente, instituída pela OMS

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, adere à campanha mundial da segurança do paciente, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o tema “Segurança do paciente: uma prioridade de saúde global”, o objetivo é conscientizar e mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas de saúde, professores, pesquisadores, redes de profissionais e indústria para tornar o cuidado de saúde mais seguro.

De acordo com a Organização Mundial, mais de 100 milhões de eventos adversos são registrados anualmente em ambientes hospitalares de todo o mundo. Diante deste dado, estão focadas na segurança do paciente todas as ações que buscam minimizar erros e ocorrências desfavoráveis no sistema de saúde. Muitas delas são incentivadas pelas certificações e acreditações nas instituições de saúde, que trabalham com padrões de qualidade pré-estabelecidos, reconhecidas por comunidades e sociedades que fomentam a implementação de boas práticas assistenciais.

O Hospital Santa Paula possui acreditações das maiores instituições certificadores do mundo e conquistou certificações de programas clínicos específicos como: Programa de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) pela JCI em 2014; Distinção na Identificação e Tratamento da Sepse pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), em parceria com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), e também validação por meio do programa de Tromboembolismo Venoso (TEV) pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP).

A campanha mundial está relacionada ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Além de iluminar os prédios em laranja, cor adotada pela OMS, o hospital também criou ações internas para mobilizar profissionais, pacientes e acompanhantes em prol da principal mensagem da campanha, que é falar de segurança do paciente.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica.

 

Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. Em 2012 conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Neste ano, recebeu a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 (grau máximo), uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. A instituição foi a primeira de São Paulo a conquistar o nível máximo da EMRAM – Electronic Medical Record Adoption Model -, se consolidando como hospital totalmente digital (paperless).

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000
Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Compartilhe

Você também pode gostar: