Hospital Santa Catarina alcança a marca de 100 cirurgias robóticas

23 de janeiro, 2019

Procedimentos foram realizados no período de sete meses, desde a aquisição do Vinci Xi, considerado o mais moderno robô-cirurgião

O Hospital Santa Catarina (SP) alcançou na última sexta-feira (18) a marca de 100 cirurgias robóticas realizadas. O Vinci Xi, considerado o mais moderno robô-cirurgião, realizou procedimentos nas áreas gastroenterológicas, ginecológicas, oncológicas e urológicas no período de sete meses – cinco antes do previsto. De acordo com o Dr. Fernando Andrade Leal, diretor técnico do hospital localizado na Avenida Paulista, a marca é considerada uma vitória.

“Podemos considerar este número um grande feito para o Hospital Santa Catarina. A expressividade do número se dá pelo curto período desde a aquisição do Vinci Xi. Investimos na capacitação dos médicos para operar o robô, através de treinamentos e cursos. Dessa forma, conseguimos fazer as cirurgias da forma mais segura possível para o paciente”, diz o diretor.

A maior segurança oferecida e o aumento da precisão são alguns dos diferenciais da cirurgia robótica. As incisões são menores e áreas de difícil acesso podem ser alcançadas com mais facilidade. A visão (que pode ser tridimensional) e as condições ergonômicas são melhores para o profissional que no método tradicional. Outra vantagem importante é um programa com inteligência artificial que corrige eventuais tremores nas mãos do cirurgião.

Como é feita a cirurgia exatamente?

O médico faz o procedimento em uma cabine, que possui controles manuais, painéis auxiliares e pedais. O robô possui quatro ‘braços’: um fica com a câmera e os outros três realizam o procedimento. A imagem captada aparece em 3D para o cirurgião, que pode ampliá-la em 15 vezes.

O profissional faz a cirurgia sentado confortavelmente e diminui o desgaste físico. Ao lado do paciente, há uma equipe para aplicar a anestesia e realizar outras funções. A cabine e o cirurgião ficam um pouco afastados do paciente, o que reduz os riscos de infecção.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina, que completará 113 anos de fundação em 2019, prima pela excelência no atendimento seguro e humanizado. Referência de qualidade em serviços de saúde no Brasil, atende desde pequenos procedimentos até cirurgias de alta complexidade. A instituição filantrópica é parte da Associação Congregação de Santa Catarina, a qual compõe uma rede social que atua nos eixos da saúde, educação e assistência social. Congrega cerca de 13 mil colaboradores, distribuídos em diversas obras sociais e programas de apoio em sete estados brasileiros.

Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados, o Hospital Santa Catarina dispõe de 324 leitos, sendo 85 de UTI, 16 salas de cirurgia, cinco Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs neurológica, cardiológica, pediátrica, geral e multidisciplinar) e pronto atendimento 24 horas.

Informações

A Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país

ANAHP – São Paulo
Rua Cincinato Braga, 37,
3º e 4º andares.
Paraíso – São Paulo – SP
CEP 01333-011
+55 11 3178 7444

 

ANAHP – Brasília
SH/Sul Quadra 06, Conjunto A, Bloco E – 8º andar – Sala 801 Park
Brasília – DF
CEP 70322-915
+55 61 3039 8420

Área do associado

  • Copyright © 2019 Anahp. Todos os direitos reservados

X