Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Pilar investe em revolucionário sistema de visualização robótica da ZEISS para cirurgias de alta complexidade

Desenvolvido pela multinacional alemã, o KINEVO 900 reúne tecnologia e funcionalidade para auxiliar o cirurgião a realizar procedimentos de alta precisão

O Hospital Pilar acaba de adquirir o Sistema de Visualização RobóticaKINEVO 900 da ZEISS, referência internacional em microscopia e tecnologias para a indústria médica. O equipamento, que conta com tecnologia de ponta, chega para reforçar o empenho da Instituição em sua missão de oferecer medicina de qualidade e atendimento humanizado aos pacientes de Curitiba e região.

Indicado, principalmente, para cirurgias cranianas e de coluna, em neurocirurgia, e para aplicações nos nervos auditivos e base craniana, em otorrinolaringologia, o KINEVO 900 também pode ser utilizado em cirurgia traumática, plástica reconstrutiva e bucomaxilofacial, proporcionando processos cirúrgicos menos invasivos.

Diferente dos demais microscópios convencionais utilizados no país, oKINEVO 900 possui tecnologia que permite ao cirurgião manusear o equipamento através de sistema de microscopia (binocular) ou com o auxílio do sistema de vídeo e monitor de 55″ 3D/4K, proporcionando visão tridimensional com noção de profundidade e melhor acesso à área afetada, sem a necessidade do uso da binocular. Dessa forma, oferece mais ergonomia e liberdade de ações ao médico.

O Sistema de Visualização Robótica da ZEISS possui ainda o sistemaPositionMemory, que possibilita que o cirurgião retorne às áreas exatas de atenção sem precisar reposicionar o equipamento ou mapeá-las novamente.

De acordo com Nicolau Guariglia, gerente nacional de vendas da ZEISS, o Sistema de Visualização Robótica oferece mais segurança e eficiência nas cirurgias. “O KINEVO 900 proporciona total controle em sistema manual ou intraoperatório, por meio do painel no pedal de comando (foot control), permitindo que o cirurgião trabalhe com as mãos livres, o que ajuda a reduzir movimentos, tempo de cirurgia e, consequentemente, o desgaste físico do profissional em procedimentos neurológicos de longa duração e alta complexidade”, destaca.

Um dos grandes diferenciais é o sistema de fluorescência intraoperatória. Por meio dele, o cirurgião é capaz de identificar a origem do fluxo sanguíneo, hemorragias, microvasos sanguíneos, distinguir o tecido tumoral do tecido saudável, podendo assim, tomar decisões assertivas e rápidas durante a cirurgia, além de eliminar com segurança todo o tecido comprometido sem afetar áreas funcionais ou saudáveis.

Segundo Rodrigo Milano, Diretor Executivo do Hospital Pilar, a tecnologia oferecida pelo KINEVO 900 é um importante suporte para salvar vidas. “Tanto a área de neurocirurgia, como a de otorrinolaringologia possuem procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, que exigem muito dos cirurgiões. Na cirurgia traumática há ainda o agravante das condições do paciente, que muitas vezes chega em estado crítico ao nosso pronto atendimento. Saber que contamos com um equipamento que oferece informações cruciais, ganho de tempo e segurança aos médicos durante as cirurgias é fundamental e vai ao encontro da nossa missão, que é oferecer medicina de altíssima qualidade somada ao respeito e à humanização no atendimento”, explica Milano.

Nesse sentido, Nicolau Guariglia explica que a ZEISS se preocupa em oferecer tecnologias que facilitem a tomada de decisões durante as cirurgias, sempre em benefício do paciente. “O KINEVO 900 é o que há de mais moderno em microscopia no país, reunindo soluções médicas de alta tecnologia e diferentes funcionalidades em um só equipamento, o que garante que o cirurgião possa realizar procedimentos com alta precisão, objetividade e menor esforço, reduzindo assim o tempo de cirurgia, sua a fadiga física e a debilidade do paciente”, destaca.

Todas as funções do Sistema de Visualização Robótica, acessórios e configurações específicas são operadas pela tela touchscreen que aparece no monitor do equipamento. O KINEVO 900 permite também gravar a cirurgia em alta ou baixa resolução, integrando as imagens ao prontuário eletrônico do paciente.

Sobre a ZEISS

A ZEISS é uma empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. Para seus clientes, a ZEISS desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e controle de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da saúde e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. O nome ZEISS também é sinônimo de liderança mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Existe uma demanda mundial para produtos da marca ZEISS que definem tendências, como lentes de óculos, câmeras e binóculos.

Com cerca de 30 mil funcionários, a ZEISS está presente em quase 50 países, com aproximadamente 60 empresas próprias de vendas e assistência técnica e 30 centros de pesquisa e desenvolvimento em diversas regiões do mundo. Fundada em 1846 na cidade de Jena, na Alemanha, a empresa atualmente tem sede em Oberkochen. A Fundação Carl Zeiss, uma das maiores fundações alemãs comprometidas com a promoção da ciência, é a única proprietária da sociedade holding Carl Zeiss AG.

Para obter mais informações, acesse o site www.zeiss.com

Sobre o Hospital Pilar

O Hospital Pilar é uma empresa genuinamente paranaense fundada em 27 de julho de 1964 por Milva e João I. Milano. Considerado referência em atendimento de alta complexidade multidisciplinar, seu centro cirúrgico oferece equipamentos de ponta. A UTI segue o conceito de humanização, que permite ao acompanhante a permanência de 24 horas ao lado do paciente com todo conforto e comodidade, acompanhando de perto a sua evolução.

A Instituição é a única do Paraná a oferecer um complexo de saúde com uma rede de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico interligados à sua estrutura, facilitando a vida dos pacientes. O Hospital oferece ainda 109 leitos e uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência. Os pacientes têm à disposição uma ampla gama de especialidades, e um centro médico que atende mais de mil pessoas mensalmente.

Compartilhe

Você também pode gostar: