Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Moinhos de Vento participa de ação integrada da União para apoiar hospitais federais do Rio de Janeiro

Projeto pioneiro de Telemedicina em UTI Pediátrica desenvolvido pela instituição gaúcha será uma das propostas apresentadas

Os cinco hospitais de excelência e membros do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) foram convocados pela União para atuar na ação integrada de apoio aos hospitais federais do Rio Janeiro.

A mobilização nacional foi anunciada nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, juntamente com o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gen. Floriano Peixoto, e a secretária especial de Modernização do Trabalho da Secretaria Geral de Governo, Márcia Amorim.

O Moinhos de Vento faz parte do grupo que contará ainda com profissionais dos demais hospitais de excelência do país como Sírio-Libanês (SP), Albert Einstein (SP), Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital do Coração (SP) que, igualmente, desenvolvem projetos de transferência de tecnologia, conhecimento e experiência em gestão para o SUS.

“Convocados pelo Ministério da Saúde, estamos engajados para trabalhar com ações intensivas que melhorem as condições de atendimento dos hospitais federais do Rio Janeiro”, afirmou o Gerente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Mariath, que esteve presente no anúncio.

Telemedicina Pediátrica (UTIP)

O Hospital Moinhos de Vento apresentará no Rio de Janeiro o projeto da TeleUTIP, que é pioneiro no país. A intenção será demonstrar a eficiência e os bons resultados que podem ser obtidos com o uso da ferramenta. Entre eles, podem ser melhorados indicadores assistenciais, como o tempo de internação e taxa de infecção, entre outros”.

No projeto de Telemedicina Pediátrica há compartilhamento de informações ao vivo e em tempo real, por meio de videoconferência, entre as equipes multidisciplinares da instituição em Porto Alegre e as equipes assistenciais de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) no país.  Profissionais médicos e enfermeiras  fazem rounds diários – processo para acompanhar a situação clínica de pacientes. Há também contatos semanais com médicos intensivistas e radiologias, além do apoio de médicos especialistas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, quando necessário.

Ação Integrada

Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo será qualificar os seis serviços de saúde no Rio de Janeiro que estão sob responsabilidade do Governo Federal, tornando-os mais ágeis, acessíveis e alinhados às boas práticas e aos padrões de qualidade e segurança dos pacientes.

O trabalho será dividido em três etapas: diagnóstico de cada unidade, produção de estratégia de gestão e início da implementação do plano de atuação.Entre os resultados pretendidos estão a diminuição da espera por atendimento nas unidades de emergência; a redução dos índices de infecção hospitalar e das taxas de mortalidade e a melhoria de gestão dos recursos.

Compartilhe

Você também pode gostar: