Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hospital Meridional Cariacica realiza primeira bariátrica robótica do Espírito Santo

O hospital Meridional Cariacica realizou, na manhã da última quinta-feira (30), a primeira cirurgia bariátrica feita por um robô no Espírito Santo. A cirurgia foi transmitida ao vivo, no auditório da unidade, em Cariacica, e foi considerada um sucesso pela equipe.

O paciente é um homem que tinha um quadro considerado complexo, já que já havia passado por uma bariátrica antes e, por isso, os médicos optaram por realizar a cirurgia com o robô Da Vinci Xi que, de acordo com o coordenador do Programa de Cirurgia Bariátrica do Meridional Cariacica, Gustavo Peixoto, nestes casos, é comprovadamente melhor.

“O robô ajuda na estabilização da imagem, na iluminação, na realização de uma melhor técnica de sutura e nos movimentos delicados em locais restritos. Todos esses fatores possibilitam uma cirurgia com menor trauma no tecido, evitando, com isso, as complicações”, afirma o médico.

O médico controlou o robô, que tem quatro braços, movimentando os dedos em um cursor presente em um computador. A movimentação do cursor é reproduzida pelo Da Vinci Xi no paciente, tornando os movimentos mais precisos que a mão humana, já que filtra qualquer tremor natural do ser humano. De acordo com Gustavo, a cirurgia correu muito bem e a recuperação será precoce. O procedimento foi acompanhando pelo cirurgião robótico Fernando de Barros, que veio do Rio de Janeiro especificamente para esse auxílio.

O cirurgião do aparelho digestivo da Rede Meridional, Isaac Walker de Abreu, comemorou a inovação. “A realização da primeira cirurgia robótica hoje no Meridional Cariacica representa uma marco nas cirurgias do Estado, principalmente porque traz mais segurança, precisão, visão 3D e representa o que há de mais avançado na cirurgia no mundo inteiro. A instituição como um todo cresce com a adesão a essa plataforma de robótica. Começamos esse processo com o que mais fazemos aqui, que é a bariátrica”, conta o médico.

Os médicos são unânimes em afirmar que a obesidade é uma epidemia, com diversas doenças ligadas a ela, e oferecer um tratamento melhor ajuda nos resultados e na assistência aos pacientes.

O Da Vinci Xi também realiza procedimentos em outras diversas áreas como ginecologia, urologia e cirurgia geral.

Compartilhe

Você também pode gostar: