Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Dores nas articulações e fraturas podem indicar problemas reumatológicos como artrite, artrose e osteoporose

Diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar são fundamentais para melhoria da qualidade de vida do paciente.

Os termos reumatismo e artrite costumam ser popularmente utilizados como sinônimos de problemas nas juntas ou articulações. No entanto, há uma série de doenças que podem atingir o sistema músculo-esquelético e comprometer o tecido conjuntivo de forma aguda ou crônica. No Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo (30/10), o Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio-Libanês alerta para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para doenças como artrose, artrite reumatóide, esclerodermia, gota, osteoporose e dor nos ombros.

Existem diversos tipos de reumatismo. Quando a dor se manifesta nos dedos das mãos ou nos joelhos, acentuada em períodos mais frios, ocorre a chamada artrose, que consiste no desgaste natural da cartilagem que reveste as articulações e geralmente acomete pessoas acima dos 50 anos.

A artrite reumatoide, por sua vez, é caracterizada pela inflamação das juntas e está relacionada ao desequilíbrio do sistema imune, que ataca as articulações. Ela provoca dores, inchaço, vermelhidão e calor nas regiões inflamadas, que acometem principalmente mulheres. Os sintomas começam a se manifestar nos dedos das mãos, ombros, joelhos punhos e cotovelos. A evolução da doença pode causar um fenômeno conhecido como rigidez matinal, uma dificuldade que o paciente tem de abrir ou fechar as mãos logo que acorda. Segundo Cristiano Zerbini, reumatologista do Hospital Sírio-Libanês, com o início do tratamento adequado, as dores e a rigidez matinal provocada pela artrite reumatoide tendem a diminuir drasticamente.

A osteoporose, que muita gente acredita ser uma doença exclusivamente feminina, é caracterizada pela redução e porosidade da massa óssea. As mulheres costumam apresentar os primeiros sinais da doença no período pós-menopausa, quando o organismo sofre a redução da proteção exercida pelo estrógeno (hormônio feminino).

No entanto, o envelhecimento da população tem aumentado a incidência de casos de osteoporose entre os homens, com índice de incidência de 10%. “O aumento da incidência de fraturas de punhos, vértebras e fêmures é um dos principais problemas para quem sofre de osteoporose. Quedas e traumas ocasionados pela perda de massa muscular podem provocar fraturas graves, levando o paciente a cirurgias e períodos de longa permanência hospitalar”, afirma Zerbini.

O especialista destaca a importância de se oferecer atendimento integral e multidisciplinar ao paciente com doenças reumatológicas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e evitar ou minimizar eventuais sequelas.

Saúde Óssea

O Hospital Sírio-Libanês também conta com Centro Integrado da Saúde Óssea e oferece a seus pacientes exames e procedimentos diagnósticos, exames laboratoriais e terapêuticos. Além disso, o serviço também realiza uma avaliação médica personalizada que permite definir o diagnóstico, avaliar o risco de fraturas, oferecer recomendações relacionadas à prevenção ou tratamento de perda óssea.

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 30.10.2014

Compartilhe

Você também pode gostar: