Campanha no centro de Maceió marca o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

13 de novembro, 2014

MS estima que ocorra um óbito por morte súbita a cada cinco minutos no Brasil; ação envolveu a equipe da Santa Casa de Maceió e a primeira turma da Faculdade de Medicina do Cesmac

O Ministério da Saúde estima que 5% da população possua algum tipo de distúrbio no batimento do coração – a chamada arritmia cardíaca. Estima também (pasmem!) que ocorra uma morte súbita a cada cinco minutos no Brasil. O distúrbio é a quinta maior causa de internação no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo responsável por 50% das mortes causadas por problemas cardiovasculares.

Diante deste cenário, a Santa Casa de Maceió e a primeira turma do Curso de Medicina do Cesmac realizam na manhã desta quarta (12) uma ação educativa alertando a população sobre os riscos das arritmias cardíacas.

A iniciativa inclui medição de pressão arterial, orientação sobre prevenção de arritmias, distribuição de panfletos e até demonstrações de suporte básico de vida, sob orientação do professor de Habilidades do Curso de Medicina do Cesmac, Cláudio Soriano.

Segundo a cardiologista Maria Alayde Mendonça Rivera, gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, trata-se da primeira ação envolvendo estudantes do Curso de Medicina do Cesmac e a instituição.

“O grupo está ansioso por iniciar as aulas práticas em nosso complexo hospitalar”, comentou Alayde Rivera. A primeira aula na Santa Casa de Maceió está prevista para fevereiro de 2016, mas até lá serão realizados outros eventos similares envolvendo as duas turmas, totalizando 100 estudantes. O primeiro grupo já fez sua primeira visita às instalações agora em outubro e em novembro será a vez da segunda turma.

Campanha

A ação educativa na Praça Montepio dos Artistas marca o 12 de novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. A panfletagem integra uma série de eventos que se repetem em todo o país dentro da campanha ““Coração na batida certa””, articulada pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).

Confira as principais dúvidas sobre arritmia cardíaca e morte súbita, extraídas do folder e do portal da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

Fonte: Santa Casa de Maceió – 13.11.2014

Informações

A Associação Nacional de Hospitais Privados Anahp é uma entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país

ANAHP – São Paulo
Rua Cincinato Braga, 37,
3º e 4º andares.
Paraíso – São Paulo – SP
CEP 01333-011
+55 11 3178 7444

 

ANAHP – Brasília
SH/Sul Quadra 06, Conjunto A, Bloco E – 8º andar – Sala 801 Park
Brasília – DF
CEP 70322-915
+55 61 3039 8420

Área do associado

  • Copyright © 2019 Anahp. Todos os direitos reservados

X