Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A.C.Camargo Cancer Center promove evento conscientização no Dia Mundial do Câncer (4/2)

A Instituição realiza na segunda, dia 4, a 1ª edição do Cancer Talks, evento que visa inspirar formadores de opinião a difundir conhecimento e combater a desinformação sobre a doença

Unir vozes ao redor do mundo para aumentar a conscientização e melhorar a educação sobre o câncer de uma maneira positiva e inspiradora é a missão da União Internacional de Controle de Câncer (UICC) com a realização do Dia Mundial do Câncer, iniciativa global que esse ano traz o tema “Eu sou e eu vou”. No Brasil, a campanha conta com o engajamento do A.C.Camargo Cancer Center, que realizará a 1ª edição do Cancer Talks, evento que reunirá formadores de opinião com a proposta de inspirá-los a levar informação de qualidade para a sociedade e serem ativos no combate à desinformação sobre a doença.

Sobre o Cancer Talks

O Cancer Talks 2019 acontecerá na segunda, dia 4 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Mundial do Câncer, a partir das 17h, no auditório do A.C.Camargo Cancer Center. Os palestrantes serão o patologista e diretor médico da Instituição, Victor Piana de Andrade e a bióloga, divulgadora científica e diretora do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak. O evento receberá jornalistas, divulgadores de ciência e convidados. Além disso, as palestras serão gravadas na íntegra e ficarão disponíveis no canal da Instituição no YouTube.
Com a mensagem central Previna-se das fakesnews no tratamento do câncer, a proposta do CancerTalks 2019 é mostrar o quanto os avanços no diagnóstico, tratamento e reabilitação têm aumentado as taxas de sobrevida dos pacientes e que essas evidências precisam ser difundidas para a sociedade como forma de impedir a propagação de falsas abordagens.
Em meio a esse cenário de evolução, por sua vez, é grande a procura pelas chamadas terapias alternativas. Estudos[1] mostram que até 90% dos pacientes com câncer adotam ao menos uma abordagem alternativa durante o tratamento, sendo que as mais difundidas são dietas sem evidência científica, uso de ervas medicinais e suplementos; além de mitos associados com cartilagem de tubarão, chá verde e água de coco ou atividades relacionadas à hipnose, relaxamento, dentre outras.

O avanço no conhecimento do comportamento biológico de cada tipo de tumor e das técnicas de diagnóstico, tratamento e reabilitação resultam no crescimento dastaxas de sobrevida em cinco anos. “Com o que temos de Oncologia baseada em evidência é possível controlar a doença na maioria dos casos. Quando o paciente tem acesso a um Cancer Center, estudos mostram que os resultados são ainda mais positivos. A população precisa ter consciência desses avanços. Desta forma, entenderá a importância de não acreditar em abordagens não estabelecidas e na pseudociência”, explica Victor Piana, que falará sobre os Avanços e desafios do tratamento do câncer.

Representando o Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak abordará as Evidências e miragens na luta contra o câncer. “A promessa de curas milagrosas afeta a credibilidade da ciência e da medicina e interfere na escolha de tratamentos adequados. Nós cientistas temos a responsabilidade de prover informação adequada e contrapor a desinformação”, ressalta Natália.
#EUSOUEEUVOU – Em paralelo ao CancerTalks, o A.C.CamargoCancer Center difundirá conhecimento sobre câncer por meio das mídias sociais, destacando #EUSOUEEUVOU, que é a hashtag oficial em português do movimento global do World Cancer Day liderado pela UICC. A campanha estimula a adoção de hábitos de vida saudáveis, entre eles realizar caminhadas e atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada, assim como ficar longe do cigarro e beber com moderação. Recomenda-se também evitar exposição excessiva ao sol e contaminação por vírus, por exemplo, HPV (que está relacionado com câncer de colo do útero, pênis, ânus e de cabeça e pescoço) e Hepatite B e C (fator de risco para câncer de fígado).

O CÂNCER NO MUNDO
O câncer é uma das doenças mais incidentes no mundo com 18,1 milhões de novos casos e 9,6 milhões de mortes anuais. Os dados são da UICC e do Globocan 2018, levantamento feito pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, que é o braço da Organização Mundial de Saúde nas questões relacionadas à pesquisa do câncer. No Brasil são estimados para 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 600 mil novos casos da doença.

FATORES GLOBAIS SOBRE O CÂNCER (UICC)

– O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo.
– 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres desenvolverão câncer ao longo da vida
– 1 em cada 8 homens e 1 em cada 11 mulheres não sobreviverão da doença.
– 70% de toas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda.
– 3 em cada 10 casos de câncer (dos tipos mais incidentes) podem ser prevenidos.
– 5% a 10% dos casos de câncer são relacionados com mutações genéticas hereditárias.
– 27% de todos os casos de câncer são associados com tabagismo e álcool.
– Até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente com a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento.
– Se 11,4 bilhões de dólares fossem investidos em estratégias de prevenção, seria possível economizar 100 bilhões de dólares usados em tratamento de câncer.

SERVIÇO
CANCER TALKS – Previna-se das fakesnews no tratamento do câncer
Data: 04/02/2019 – Dia Mundial do Câncer
Horário: 17 horas
Local: Rua Tamandaré, 764, Liberdade, São Paulo
Dr. VICTOR PIANA DE ANDRADE, patologista e diretor médico do A.C.Camargo Cancer Center
Avanços e desafios do tratamento do câncer
Dra. NATÁLIA PASTERNAK, bióloga e diretora do Instituto Questão de Ciência
Evidências e miragens na luta contra o câncer
Inscrição de jornalistas e divulgadores de ciência: moura.comunique@gmail.com

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de Pesquisa sobre o Cancer do país. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Compartilhe

Você também pode gostar: