Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

A.C.Camargo Cancer Center oferece 19 bolsas para pesquisa de iniciação científica sobre câncer

Alunos de graduação têm a oportunidade de concorrer a 28 vagas de iniciação científica, sendo 19 delas com bolsa, para pesquisa básica e clínica sobre câncer. Inscrições podem ser feitas até 5 de julho

Referência mundial em diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o A.C.Camargo Cancer Center está com as inscrições abertas para a nova turma do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para concorrer a uma das 19 bolsas oferecidas, o candidato deve se inscrever até 5 de julho através do site https://www.accamargo.org.br/form/programa-iniciacao-cientifica.

Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras contra o câncer, as bolsas PIBIC estimulam a formação de novos pesquisadores e a maior articulação entre a graduação e a pós-graduação.Com um time multidisciplinar, a iniciativa integra o modelo cancer center que busca promover diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa em prol da melhor qualidade de vida para os pacientes oncológicos.

De acordo com o médico e Superintendente de Ensino do A.C.Camargo, José Humberto Fregnani, o objetivo do programa é despertar o pensamento científico nos alunos de graduação, ajudando-os a compreender todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de uma pesquisa séria e ética. “As bolsas são um incentivo a esses jovens promissores, que começam a ter contato com o método científico e passam a compreender a importância de cada etapa de um projeto de pesquisa”, afirma.

Poderão se candidatar alunos de graduação que queiram se dedicar às atividades de pesquisa em um dos 32 projetos listados no edital, que estão alinhados englobam as diferentes áreas de pesquisa básica que é transposta ao leito do paciente (translacional), clínica e epidemiológica.

Segundo a pesquisadora Glaucia Hajj, coordenadora do programa, os projetos são voltados para alunos de medicina e biomedicina, assim como de diversas outras áreas do conhecimento. “Os projetos de pesquisa básica podem receber estudantes das mais diversas formações, como biologia, farmácia, química e até matemática ou computação. Os projetos da área de epidemiologia, por exemplo, têm muitas atividades relacionadas à matemática e à estatística. Além disso, as novas tecnologias de identificação do genoma abriram as portas para que a computação se tornasse essencial na pesquisa científica, o que hoje chamamos de bioinformática”, explica.

A seleção dos bolsistas será feita com base em currículo e entrevista, que será realizada no dia 18 de julho de 2019 (quinta-feira). Os resultados serão divulgados em 26 de julho e as atividades terão início em agosto.
Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A Instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de Pesquisa sobre o Cancer do país. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade.

Compartilhe

Você também pode gostar: